Alagoas
Eclipse lunar parcial ocorre no sábado; saiba como observar
No próximo sábado (28/10), ocorrerá um eclipse lunar parcial que poderá ser visto de algumas partes do Brasil. Segundo o Observatório Nacional, uma pequena parte da Lua será encoberta no fenômeno. Diferentemente do Sol, é permitido olhar diretamente para a Lua, pelo tempo que quiser. A observação será possível na parte leste do país, com o nascer do satélite natural da Terra.
O eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. "Temos dois tipos de sombra: a penumbra que é uma sombra clara que ainda recebe luminosidade do sol. Quando a Lua está completamente mergulhada nesta sombra é o eclipse penumbral e não se percebe diferença no brilho da Lua. O outro tipo de sombra é a umbra, que é a sombra escura que não tem mais nenhuma luminosidade do Sol. Quando a Lua vai entrando nesta sombra temos o eclipse parcial. Quando está totalmente mergulhada na umbra ocorre o eclipse total da Lua", explica o Observatório Nacional ao Correio.
No eclipse lunar de sábado, a Lua vai mergulhar totalmente na penumbra, mas somente 6% do satélite natural vai penetrar na umbra. A fração do diâmetro da Lua coberto pela umbra da Terra será de apenas 0,122.
Como e onde observar?
Para quem deseja observar o fenômeno, o Observatório Nacional vai transmitir o eclipse no Youtube. "A parte mais a leste do Brasil vai ver o eclipse parcial no nascer da Lua. Essa região inclui parte leste de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí exceto a parte mais oeste. Os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte verão o eclipse em todos os seus locais, mas também será o eclipse parcial de no máximo 6% de cobertura no nascer da Lua", explica a instituição, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
"Nas demais localidades somente verão o eclipse penumbral porque nestas localidades, quando a Lua nascer já terá passado pelo eclipse parcial. Em todos os eclipses parciais passam primeiro pelo penumbral, parcial e depois pelo penumbral de novo", acrescenta o Observatório.
* Com informações do Correio Braziliense
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
-
Importunação sexual
Mulher procura a polícia após ser filmada por homem dentro de cabine de banheiro em Maceió
-
Exumações e sepultamentos
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
-
PMs de Alagoas e Goiás
Integração entre polícias leva à prisão de suspeito de homicídio ligado a facção criminosa



