Alagoas
Com investimento do governo de alagoas, polo de pós-graduação da Uncisal é inaugurado
Espaço deve formar novos mestres, doutores e auxiliar no desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área da saúde
O secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Silvio Bulhões, e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, participaram nesta quarta-feira (22) da inauguração do novo Polo de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), nomeado em homenagem à Professora Nadeje Amália do Nascimento. O Polo conta com o investimento do Governo do Estado e permitirá que cursos de Mestrado e Doutorado sejam fortalecidos e expandidos, possibilitando que novos projetos, pesquisas e tecnologias sejam desenvolvidas na área da Saúde.
Cerca de R$ 2 milhões foram investidos em equipamentos e na estruturação do espaço, localizado na Rua Pedro Monteiro, no Centro de Maceió, mostrando, assim, o quanto o Governo se preocupa com a valorização da ciência, sempre visando avanços que impactem na realidade dos alagoanos.
Este espaço moderno conta com recepção, salas de aula invertidas, sala de informática, sala de orientação para os professores e pesquisadores, salas para as secretarias e coordenações dos programas de pós-graduação da Uncisal, auditório, salas de reunião, copa e banheiros. Tudo de acordo com normas técnicas para a circulação e para a inclusão de pessoas com diversos tipos de deficiências.
A parceria com a Secti e a Fapeal, além do repasse financeiro, mostra que a CT&I são temas centrais e prioritários, nas discussões, ações e políticas públicas para que Alagoas siga evoluindo socioeconomicamente, gerando, democratizando e disseminando o conhecimento, formando profissionais e valorizando a produção científica.
Para Silvio Bulhões, secretário da Secti, o relacionamento cada vez mais próximo entre a Secti e a Uncisal, bem como com outras universidades estaduais de Alagoas é essencial, pois a ciência e a tecnologia são feitas também no ensino superior, público e de qualidade, e para que elas sejam fomentadas, recursos precisam ser disponibilizados e diálogos estabelecidos.
“As universidades estaduais passaram a ter um tratamento diferenciado dentro do Governo de Alagoas. O governador Paulo Dantas reforça isso ainda mais. Alagoas vive hoje o melhor momento da sua história na área de ciência, tecnologia e inovação: o incremento de 400% demonstra que nós tratamos e acreditamos de fato que as atividades de CT&I e de educação superior, fortalecidos agora com mais bolsas e programas de pós-graduação, são vetores de desenvolvimento não só científico e tecnológico, mas também econômico e social. Esse trabalho que a gente vem fazendo permite aos alunos que muitas vezes não teriam condições de entrar numa graduação, num mestrado e doutorado, possam se dedicar a isso, mudando muitas vezes a realidade de suas famílias e tão logo de Alagoas”, celebrou Silvio.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
Pesquisa aponta MDB, PP e PL com possíveis bancadas eleitas em 2026
-
Segurança
Operação policial contra grupos criminosos termina com 32 presos em Maceió e no interior
-
IPTU 2025
Veja como emitir guia do IPTU em Maceió com desconto de 15%
-
Economia
Alagoas alcança novo marco na abertura de empresas e investe na qualificação profissional
-
Reforço do monitoramento
Anatel exige envio mensal de relatórios sobre chamadas suspeitas de spoofing