Alagoas
Sesi promove workshop sobre norma que regulamenta trabalho em espaços confinados
Evento da NR-33 encerra ciclo de eventos realizado em 2023
O Serviço Social da Indústria (Sesi) encerrou o ciclo de workshops de 2023 sobre Normas Regulamentadoras (NRs), que trouxe a Maceió especialistas de renome nacional para compartilhar conhecimentos com profissionais e gestores da Indústria alagoana. Nessa quinta-feira (23), o tema foi a NR-33, que trata da segurança do trabalho em espaços confinados.
O coordenador de Segurança do Trabalho do Sesi/AL, Kledson Cavalcante, disse que a série de quatro eventos teve como objetivo fortalecer a presença da marca no mercado alagoano e reforçar o papel de protagonismo e referência do Sesi em Segurança do Trabalho no estado.
Ele também destacou a importância do tema abordado nessa quinta. “Focado em estudos de casos e boas práticas, o workshop da NR-33 trouxe para os trabalhadores da indústria informações sobre aplicação prática da análise de riscos e caracterização de espaços confinados. Isso aumenta a percepção de riscos dos trabalhadores e a prevenção de acidentes em atividades críticas”, ressaltou.
Para falar sobre a NR-33, o Sesi convidou o engenheiro químico Antônio Ribeiro Monteiro, formado pela Unicap/PE. Ele é pós-graduado em Energia/Etanol pela USP; em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPB; em Segurança Integral na Empresa pela Fundación Mapfre (Madrid-Espanha); em Higiene Ocupacional pela UFBA; e em Engenharia de Segurança Processo/Gerenciamento de Riscos pela RSE (Faculdade Jardins-BA).
Durante a palestra na Casa da Indústria, ele trabalhou, principalmente, a identificação e caracterização do espaço confinado que, segundo o engenheiro químico, é a maior dificuldade para trabalha nessa área. Outro ponto importante, destaca Antônio Ribeiro, é o compromisso da alta administração e dos gestores com o tema, uma vez que o trabalho em espaço confinado apresenta risco muito alto.
Dessa forma, é possível reduzir os perigos tornar o trabalho mais seguro. “O risco está relacionado à probabilidade de ele ocorrer, versus a sua consequência. Então, o trabalho todo é de reduzir a probabilidade, ou seja, nós podemos, nós fazemos! Numa acidente de avião, por exemplo, a consequência é catastrófica, porém, nós viajamos porque a máquina é confiável e quem pilota também é confiável”, explicou.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
Pesquisa aponta MDB, PP e PL com possíveis bancadas eleitas em 2026
-
Segurança
Operação policial contra grupos criminosos termina com 32 presos em Maceió e no interior
-
IPTU 2025
Veja como emitir guia do IPTU em Maceió com desconto de 15%
-
Economia
Alagoas alcança novo marco na abertura de empresas e investe na qualificação profissional
-
Reforço do monitoramento
Anatel exige envio mensal de relatórios sobre chamadas suspeitas de spoofing