Alagoas
Diagnóstico precoce é principal aliado da cura
Campanha em Arapiraca destaca a importância da Atenção Primária e do papel dos pais no enfrentamento à doença.
O dia 15 de fevereiro é dedicado ao Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, uma data que busca conscientizar sobre a doença que mais causa óbitos em crianças e adolescentes de um a 19 anos no Brasil. Em Arapiraca, a porta de entrada para o diagnóstico é a Atenção Primária, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A campanha destaca a relevância do papel dos pais e responsáveis no enfrentamento à doença. Com um diagnóstico precoce, aproximadamente 80% das crianças e adolescentes podem ser curados, por isso, a orientação é procurar uma UBS assim que surgirem os primeiros sintomas.
Os primeiros sinais de câncer infantojuvenil incluem perda de peso contínua e inexplicável, dores de cabeça com vômito, inchaço ou dor persistente nos ossos e articulações, protuberância no abdômen, pescoço ou qualquer outro local, pupila esbranquiçada, mudanças repentinas na visão, febres recorrentes, hematomas ou sangramentos, palidez perceptível ou cansaço prolongado.
Após o diagnóstico, o tratamento ocorre em centros especializados disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao contrário do câncer em adultos, a doença em crianças e adolescentes geralmente responde melhor a tratamentos como cirurgias oncológicas, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, Arapiraca registrou 64 casos em 2021, 100 em 2022 e 70 em 2023. Entre 2019 e 2022, a cidade apresentou 11 óbitos, correspondendo a 3,2% dos óbitos infantojuvenis no município.
É importante destacar que o câncer infantojuvenil não está relacionado a fatores de risco como condições ambientais ou estilo de vida, por isso os pais devem estar atentos às queixas da criança e aos sintomas apresentados.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
-
Irregular desde 2021
Justiça manda BRK regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após anos de falhas
-
Segurança
Polícia Militar e Ministério Público discutem ajustes no uso do TCO em Alagoas
-
Clima pesou
Queda de energia interrompe fala do presidente na inauguração de ponte entre Brasil e Paraguai
-
Destino em alta
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa



