Alagoas
Saúde aponta riscos do bronzeamento artificial e faz alerta à população de Maceió
Proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o uso de câmaras de radiação ultravioleta pode causar desde queimaduras e envelhecimento precoce até o câncer de pele
Com intuito de garantir a segurança e a saúde da população, a Secretaria de Saúde de Maceió está fazendo um alerta aos maceioenses sobre os riscos do bronzeamento artificial por meio de câmaras de emissão de radiação ultravioleta (UV), prática proibida no Brasil desde 2009, descrita na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 56/2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), Airton Santos, o órgão está realizando fiscalizações em clínicas de estéticas para averiguar a possível presença desses equipamentos que podem causar graves riscos à saúde da pele.
“Para garantir a saúde dos maceioenses, a Visa está intensificando as fiscalizações em clínicas de estética de diversos bairros. Esse tipo de bronzeamento para fins estéticos pode ocasionar sérios prejuízos à saúde e danos à pele, como queimaduras, envelhecimento precoce e aumento da incidência de câncer de pele”, afirma.
A Visa ainda ressalta que a proibição da RDC nº 56/2009 não se aplica aos equipamentos com emissão de radiação ultravioleta, registrados ou cadastrados na Anvisa, conforme regulamento sanitário aplicável, destinados a tratamento médico ou odontológico supervisionado.
Disque Denúncia
Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
-
Irregular desde 2021
Justiça manda BRK regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após anos de falhas
-
Segurança
Polícia Militar e Ministério Público discutem ajustes no uso do TCO em Alagoas
-
Clima pesou
Queda de energia interrompe fala do presidente na inauguração de ponte entre Brasil e Paraguai
-
Destino em alta
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa



