Alagoas

Energias Renováveis

Consultoria busca atrair investidores e potencializar fontes sustentáveis

Governo estadual promove reunião estratégica para impulsionar setor de energias limpas e diversificar matriz energética.

Por Redação 19/02/2024 16h04
Consultoria busca atrair investidores e potencializar fontes sustentáveis
Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O Governo do Estado de Alagoas deu um passo decisivo rumo à expansão de fontes sustentáveis de energia, promovendo uma reunião com a Essenz Soluções, empresa responsável por uma consultoria visando atrair investimentos em tecnologias renováveis. Coordenada pelas secretárias Renata dos Santos (Fazenda) e Alice Beltrão (Ciência e Tecnologia), a reunião, realizada na sede da Secretaria da Fazenda, contou com a presença remota do governador Paulo Dantas e do secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira.

A secretária Renata dos Santos destacou a importância da iniciativa: "Essa é a primeira reunião na semana com o consultor, para que a gente saiba, de fato, todo o potencial ligado à energia renovável, e, com esse estudo, ir ao mercado e fazer prospecção de novos investidores".

O consultor Guilherme Dantas ressaltou o potencial de Alagoas na produção de energia renovável, como biomassa, etanol, energia eólica, solar e hidrogênio verde. Ele enfatizou que a Essenz Soluções ouvirá setores da economia alagoana e do meio acadêmico para produzir um relatório indicando os melhores caminhos para o estado. Entre as entidades a serem visitadas estão a Origem, Equatorial, Algás, Sindicato da Indústria do Açúcar, Federação das Indústrias de Alagoas e Ufal.

O governador Paulo Dantas ressaltou a importância da consultoria para Alagoas: "É importante para nós termos todas as condições de oferecer energia renovável, de maneira que a gente tenha condição de atrair dinheiro, atrair emprego, gerar renda e oportunidades".

O secretário Vitor Pereira destacou três pontos cruciais para os investimentos em energias renováveis em Alagoas: aproveitamento da região de Delmiro Gouveia, transformação da estrutura do estado para receber investimentos do setor e mudanças na Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas).

Guilherme defendeu a biomassa e o etanol oriundos da cana-de-açúcar como alternativas significativas para a produção de energia limpa no estado. Ele ponderou: "Alagoas era vanguarda de energia renovável quando ninguém nem falava em etanol. Acho que a gente tem um potencial muito grande".

Após a conclusão do relatório, previsto para a segunda quinzena de abril, o Governo do Estado promoverá um "show room" com empresas nacionais e estrangeiras com potencial de investimento nas áreas definidas.

A secretária Alice Beltrão informou que a Casa dos Ventos está em negociações adiantadas para a instalação de um parque eólico em Mata Grande, e Delmiro Gouveia pode ganhar em breve outro complexo eólico por meio da EDP.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu