Alagoas

CERIMÔNIA

Posse de Aldo Rebelo tem indireta a Lula

Por Redação com site* 19/02/2024 20h08
Posse de Aldo Rebelo tem indireta a Lula
Ricardo Nunes e Aldo Rebelo: ex-ministro assumiu Secretaria das Relações Internacionais da prefeitura - Foto: Foto: Reprodução / Instagram

Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Aldo Rebelo tomou posse nesta segunda-feira como secretário de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo. A troca na pasta ocorre após Marta Suplicy deixar a gestão Ricardo Nunes (MDB) para disputar o comando da capital como vice na chapa do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Em seu discurso, Aldo mandou uma indireta ao presidente Lula, dizendo que a vocação do Brasil em conflitos como o que envolve Israel e a Faixa de Gaza é “sempre ser parte da solução, e não ser parte do problema”. O presidente iniciou uma crise diplomática neste domingo ao comparar os ataques de Israel ao Holocausto.

O evento reuniu uma série de autoridades, como o ex-presidente Michel Temer; o ex-governador tucano Rodrigo Garcia; os governadores emedebistas Helder Barbalho (Pará) e Paulo Dantas (Alagoas); o presidente do MDB e deputado federal, Baleia Rossi (SP); o senador Ciro Nogueira (PP-PI); e o secretário de Governo do estado de São Paulo, Gilberto Kassab.

Também estiveram presentes aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem Nunes busca apoio para a sua reeleição. Entre eles, o ex-secretário de Comunicação e atual advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten; o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP); e a vereadora licenciada Sonaira Fernandes, secretária da Mulher do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). Como mostrou O GLOBO, a escolha de Aldo contou com o endosso de Bolsonaro.

Além de dar posse a Aldo e a Renato Nalini, que assume a secretaria de Mudanças Climáticas, o evento desta segunda-feira teve tom eleitoral, com direito a discursos elogiosos a Ricardo Nunes. Numa tentativa de distanciar o prefeito do bolsonarismo, aliados o chamaram de “democrata nato” que não governa para os “extremos”. A narrativa foi depois reforçada pelo próprio chefe do Executivo paulistano, que, em entrevista coletiva, declarou não estar preocupado com a direita ou com a esquerda.

*Com Agência O Globo

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu