Alagoas
Pesquisador desvenda mistérios do mosquito Aedes aegypti
Marcus Fernandes de Oliveira compartilhará descobertas sobre o metabolismo mitocondrial e sua influência na biologia do mosquito transmissor de doenças.
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) prepara-se para receber o ilustre pesquisador e bioquímico Marcus Fernandes de Oliveira em uma palestra reveladora intitulada "Mitochondrial metabolism in the biology of Aedes aegypti". O evento, aberto ao público, está marcado para esta sexta-feira (23), das 14h às 16h, na sala do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPQGB), no Campus A.C. Simões.
Durante a palestra, Marcus Fernandes compartilhará insights de seu laboratório sobre o Aedes aegypti, mosquito responsável pela propagação de doenças como Chikungunya, Zika e Dengue. Ele explorará as intricadas inter-relações entre o metabolismo mitocondrial e a biologia desse inseto, destacando mecanismos bioquímicos peculiares relacionados à ativação da resposta imune e ao envelhecimento do mosquito.
Para a professora Ana Catarina Rezende, do PPQGB e uma das organizadoras do evento, a presença de Marcus Fernandes é inspiradora para a comunidade científica. "O professor Marcus é um cientista renomado e muito conhecido na Bioquímica do país. Sua carreira e paixão pela ciência servem como inspiração para vários cientistas em vários graus diferentes", destaca.
Ana Catarina enfatiza a importância da visita de Marcus Fernandes, especialmente em um momento em que a dengue se torna uma problemática crescente em diversos estados do Brasil. "Acho de extrema importância ele vir para compor a banca de defesa de uma aluna de mestrado e ainda ministrar um seminário sobre um tema tão crucial nos dias atuais", ressalta.
A iniciativa, que envolve não apenas o PPQGB, mas também os programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e o Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PPGBqBM), destaca o comprometimento da Ufal com a disseminação do conhecimento científico.
Sobre o Palestrante
Marcus Fernandes, graduado em Ciências Biológicas, mestre em Ciências Biológicas - Biofísica e doutor em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), traz uma sólida formação acadêmica. Com pós-doutorado em Endocrinologia e Metabolismo pela Boston University School of Medicine (EUA), Marcus é Professor Associado IV do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.
Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Livre-docente em Bioquímica e Biologia Molecular pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), Marcus Fernandes é reconhecido por sua contribuição à compreensão do papel das mitocôndrias nas respostas a diferentes estresses celulares. Seu laboratório concentra-se em investigar essas respostas em contextos como desequilíbrios nutricionais, ativação da resposta imune e envelhecimento.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
-
Irregular desde 2021
Justiça manda BRK regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após anos de falhas
-
Segurança
Polícia Militar e Ministério Público discutem ajustes no uso do TCO em Alagoas
-
Clima pesou
Queda de energia interrompe fala do presidente na inauguração de ponte entre Brasil e Paraguai
-
Destino em alta
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa



