Alagoas

Evento

Núcleo da Ufal promove encontro nacional sobre escravidão

Oitava edição do evento destaca pesquisas e reflexões sobre a sociedade escravista no Brasil e comemora uma década de atuação do Núcleo Escravidão e Sociedade na Época Moderna (Nesem).

Por Redação 22/02/2024 14h02
Núcleo da Ufal promove encontro nacional sobre escravidão

O Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas (Ichca/Ufal) está prestes a sediar a oitava edição do Encontro Nacional do Núcleo Escravidão e Sociedade na Época Moderna (Nesem). O evento, agendado para os dias 13 a 15 de março, apresenta uma programação robusta, destacando mesas de debate sobre diversos aspectos da sociedade escravista no Brasil.

Com temas abrangentes, as mesas incluem discussões sobre a sociedade escravista no Brasil, a influência de africanos, indígenas, igreja e escravidão no período colonial, o tráfico e comércio de escravos em Pernambuco e Bahia, além de abordar o pós-abolição, entre outros tópicos relevantes.

O coordenador do evento, o professor Gian Carlo de Melo, destaca a trajetória do Nesem desde sua criação em 2014, ressaltando seu impacto contínuo com projetos, pesquisas e eventos que exploram e destacam aspectos relacionados ao passado escravista brasileiro e suas inúmeras histórias e consequências.

"Nesta 8ª edição, o tema 'História, Formação e Pesquisa' enfoca as diversas fases das pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do núcleo e pelos convidados, celebrando também os dez anos de atuação do grupo", destaca o professor Gian Carlo de Melo.

Os interessados em participar do evento podem realizar inscrições através do site oficial. Além da oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o tema, os participantes receberão certificado de 30 horas.

O Encontro Nacional do Nesem representa uma iniciativa fundamental para promover discussões acadêmicas relevantes sobre a história do Brasil, incentivando reflexões críticas e o avanço no entendimento do legado escravista em nossa sociedade.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu