Alagoas

DISPUTA

Conselho Superior do MPAL forma lista sêxtupla para escolha de novo desembargador

Por Redação com assessoria 22/02/2024 18h06
Conselho Superior do MPAL forma lista sêxtupla para escolha de novo desembargador

Márcio Roberto Tenório de Albuqueque, Valter José de Omena Acioly, Edelzito Santos Andrade, Advaldo Batista de Souza Junior, Cláudio José Brandão Sá e Luiz Cláudio Branco Pires: esses são os membros do Ministério Público do Estado de Alagoas que integram a lista sêxtupla para a escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça. Após a sessão do Conselho Superior do MPAL que escolheu os nomes, ocorrida nesta quinta-feira (22), o procurador-geral de Justiça em exercício, Lean Araújo, entregou o documento ao presidente do TJAL, Fernando Tourinho.

O atual procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, obteve seis votos, tendo sido o único candidato votado por todos os integrantes do Conselho Superior. Também vão compor a lista o procurador de Justiça Valter José de Omena Acioly e os promotores de Justiça Edelzito Santos Andrade, Advaldo Batista de Souza Junior, Cláudio José Brandão Sá e Luiz Cláudio Branco Pires.

Ainda disputaram a vaga os procuradores de Justiça Walber José Valente de Lima e Maria Marluce Caldas Bezerra, e os promotores de Justiça Magno Alexandre Ferreira Moura, Marcus Aurélio Gomes Mousinho e Max Martins de Oliveira e Silva.

Após a sessão do Conselho Superior, o procurador-geral de Justiça em exercício, Lean Araújo, foi ao Tribunal de Justiça para entregar pessoalmente a lista sêxtupla ao presidente da corte, desembargador Fernando Tourinho. “Seguimos rigorosamente o que prevê a Constituição, que exige idade de pelo menos 35 anos, tempo mínimo de serviço prestado ao Ministério Público de 10 anos e, claro, fizemos a análise da trajetória de todos eles dentro da nossa instituição. Esse é um processo complexo que envolve três etapas, e esta que finalizamos nesta quinta-feira foi apenas a primeira. Vamos aguardar, portanto, a partir de agora, o trâmite dentro do Tribunal de Justiça e, na sequência, o envio da nova lista ao Poder Executivo”, explicou Lean Araújo.

Próxima fase

Com o recebimento da lista sêxtupla, caberá à presidência do Tribunal de Justiça convocar a sessão do pleno para a formação da nova lista, desta vez, tríplice. Em seguida, o TJAL enviará ao governador de Alagoas, Paulo Dantas, tal documento. Caberá a ele definir, dentre os três nomes indicados pelo Poder Judiciário, quem será o novo desembargador.

A vaga em aberto no Tribunal pertence ao Ministério Público de acordo com o princípio do quinto constitucional, que prevê, de acordo com o artigo 94 da Constituição Federal, que um quinto dos lugares dos tribunais deve ser ocupado por membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu