Alagoas

Meio ambiente

Trilha e educação ambiental na semana da água em Alagoas

Alunos exploram a APA do Catolé e Fernão Velho em atividade promovida pelo IMA-AL.

Por Redação 19/03/2024 15h03
Trilha e educação ambiental na semana da água em Alagoas
Foto: Ascom IMA-AL

A Semana da Água promovida pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) continua a todo vapor, com uma diversidade de atividades. Na terça-feira (19), o destaque foi para a trilha realizada na Área de Preservação Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho, que contou com a participação de várias turmas de escolas da rede pública.

Divididos por idade, os alunos percorreram diferentes trajetos: os mais jovens, de 6 a 12 anos, exploraram uma trilha de cerca de 300 metros, enquanto os estudantes do Ensino Médio enfrentaram um percurso mais extenso, de aproximadamente 2,5 quilômetros. A iniciativa contou com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Anderson Goes, Sargento do BPA, destacou a importância da educação ambiental: "Quando ensinamos as questões ambientais aos mais jovens, eles se tornam adultos conscientes". Durante a trilha, os alunos aprenderam sobre a importância da APA para a preservação da fauna, flora e recursos hídricos, além de conhecerem o estoque de água potável que abastece parte da população de Maceió.

Wictor Thomas, consultor ambiental do IMA, ressaltou a conscientização sobre a proteção das áreas naturais: "A trilha permite uma imersão onde está o nosso estoque de água potável, visando uma conscientização das áreas protegidas e demais vegetações com o intuito de garantir a água limpa e potável".

Ao final da atividade, os alunos participaram de um plantio simbólico com espécies nativas da região, contribuindo para a recuperação da vegetação da APA. Maria Helena Delmiro, aluna de agropecuária do campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), expressou sua satisfação com a experiência: "Foi muito divertido se conectar com a natureza".

Essa iniciativa faz parte da programação da Semana da Água, que tem como foco o Programa Mais Água Alagoas, com investimentos previstos para a universalização do abastecimento e saneamento básico do estado até 2033.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu