Alagoas

Urbanismo

Obras da encosta do Mutange em Maceió avançam

Compromisso da Braskem com a estabilização e proteção do solo alcança marca de 70% de conclusão.

Por Redação com Assessoria 03/04/2024 14h02
Obras da encosta do Mutange em Maceió avançam
Foto: Cortesia

O progresso nas obras de estabilização e drenagem da Encosta do Mutange alcançou o marco de 70% das tarefas concluídas até o fim de março. Em andamento, os trabalhos de terraplenagem, drenagem e plantio de cobertura vegetal são parte dos compromissos assumidos pela Braskem com a cidade desde 2019 para mitigar os problemas ocasionados pelas minas de exploração do Sal-gema.

Os cerca de 350 mil m² foram divididos em trechos para facilitar a execução simultânea em diferentes pontos. A primeira etapa, que envolveu a demolição de aproximadamente dois mil imóveis afetados pelos tremores, foi concluída em 2022. As etapas em curso incluem:

Terraplenagem:
89,6% das obras para suavizar as inclinações na Encosta estão concluídas.
Drenagem:
Implantação de um sistema composto por novas tubulações, canaletas e escadas de drenagem para direcionar o fluxo da água das chuvas de forma segura.
Cobertura vegetal:
Plantio de vegetação para estabilizar o terreno e ampliar a área verde de Maceió.

Essas medidas são parte do Termo de Acordo Socioambiental assinado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, em dezembro de 2020, visando reparar, mitigar e compensar os efeitos do afundamento do solo em Maceió. Todas as ações são fiscalizadas pelo poder público.

Para acompanhar e entender melhor as ações e programas desenvolvidos desde 2019, a Braskem disponibilizou uma plataforma com seus 10 compromissos com Maceió, incluindo detalhes sobre as obras de estabilização e monitoramento do solo. Mais informações podem ser encontradas em: www.braskem.com/compromissosmaceio.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu