Alagoas
Inauguração de biblioteca na penitenciária de segurança máxima
Espaço dedicado à leitura e educação é homenagem à escritora Heliônia Ceres.
Nesta quinta-feira (4), a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizará a entrega de uma biblioteca dentro da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas (PenSM). O espaço será dedicado à promoção da leitura e da educação entre os detentos, homenageando a renomada escritora, jornalista, pesquisadora e ativista alagoana Heliônia Ceres, nome sugerido pela Academia Alagoana de Letras (A.A.L.).
A biblioteca abrigará aproximadamente 5 mil livros, muitos deles provenientes de doações realizadas por meio de campanhas promovidas pela Seris e seus parceiros, como o Poder Judiciário de Alagoas e a A.A.L. Esta iniciativa integra os esforços do Governo de Alagoas em incentivar a leitura nos estabelecimentos prisionais, reconhecendo-a como um estímulo ao conhecimento e à reinserção social.
Segundo o chefe da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas, policial penal Glauber Melo, a inauguração da biblioteca é de suma importância, oferecendo aos detentos acesso à educação, cultura e entretenimento, contribuindo assim para sua reintegração à sociedade. Melo ressalta que a leitura pode servir como uma forma de escapismo e auxiliar na gestão do estresse e da solidão no ambiente prisional.
Para a policial penal Clarice Damasceno, gerente de Educação e Cidadania da Seris, a escolha de homenagear Heliônia Ceres reflete o reconhecimento do legado da alagoana, que tanto contribuiu para a literatura nacional. Compartilhar as obras da escritora com os reeducandos da PenSM não apenas enriquece culturalmente, mas também estimula a percepção crítica e promove a reflexão sobre temas relevantes, fortalecendo o processo de ressocialização.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
-
Irregular desde 2021
Justiça manda BRK regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após anos de falhas
-
Segurança
Polícia Militar e Ministério Público discutem ajustes no uso do TCO em Alagoas
-
Clima pesou
Queda de energia interrompe fala do presidente na inauguração de ponte entre Brasil e Paraguai
-
Destino em alta
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa



