Alagoas

Preparação

Simulado de Emergência na Barragem Serrote reúne mais de 100 moradores da região

Exercício operacional envolve diversos órgãos e testa capacidade de resposta em caso de evento crítico.

Por Redação 08/04/2024 15h03
Simulado de Emergência na Barragem Serrote reúne mais de 100 moradores da região

A terceira edição do Simulado de Emergência da Barragem Serrote, realizado neste sábado (06), contou com a participação ativa de mais de 100 moradores da região, em uma operação conjunta promovida pela MVV em colaboração com as Defesas Civis de Arapiraca e Craíbas, além de outros órgãos como SMTT, Secretaria de Defesa Social, grupamento aéreo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, BPRV e Exército Brasileiro.

O secretário de Defesa Social, Ênio Bolivar, enfatizou a importância do simulado para prevenir e gerenciar eventos críticos: "É importante que a gente tenha essa previsão, para prevenir um evento crítico como esse, para a gente dar apoio às vítimas. Arapiraca, por ser a capital do Agreste, por ser um polo, então a gente assumiu a responsabilidade, junto com a mineração, que está dando todo o apoio, e também a Defesa Civil de Craíbas, para que a gente possa contabilizar, verificar erros e acertos, ver o tempo de resposta de cada instituição, isso vai ser fundamental para que, se acontecer, a gente tenha uma melhor condição de amparar essas vítimas que vão estar fazendo parte desse evento crítico".

O gerente geral da Vale Verde, Breno Martins, destacou a eficiência do simulado em testar a capacidade de resposta da mineradora em caso de rompimento da barragem: "No caso de um rompimento da nossa barragem, no caso crítico, ela chegaria na primeira residência com 47 minutos. Então, todas as pessoas dessas áreas, da zona de auto salvamento, estariam 100% salvas aqui nos pontos de encontro antes de 20 minutos. É um resultado excelente para todos nós aqui, tanto em termos das comunidades quanto em termos das instituições que participaram do nosso simulado de emergência".

Após o exercício operacional, a Secretaria de Defesa Social convocou um Comitê de Crise envolvendo diversas pastas municipais para discutir a capacidade de acolhimento das vítimas em caso de rompimento. Representantes das Secretarias de Saúde, Educação, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Arapiraca apresentaram ações coletivas para disponibilização de recursos como escolas, colchões, alimentação e ambulâncias.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu