Alagoas

Política Pública

Secult se une ao Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome

Iniciativa visa combater insegurança alimentar e nutricional entre os mais vulneráveis.

Por Redação 25/04/2024 16h04
Secult se une ao Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
Foto: Alexandre Teixeira

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) se uniu ao Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome para combater a insegurança alimentar e nutricional nas populações em situação de extrema pobreza. Durante a posse realizada na quarta-feira (24), a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, assumiu como titular do conselho, enquanto Milton Muniz, secretário executivo de Políticas Culturais e Economia Criativa, ficou como suplente.

Mellina Freitas expressou sua satisfação com a oportunidade de contribuir para uma causa tão significativa. “Estou muito feliz em tomar posse no Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome e ter a oportunidade de contribuir para uma causa tão nobre e significativa como essa. Em um mundo onde a fome continua sendo uma realidade para muitos, unir forças e buscar soluções é mais do que necessário, é uma ação que faz a diferença”, afirmou.

Ela também destacou a importância da cultura no enfrentamento à fome. “A cultura é uma ferramenta poderosa para sensibilizar, educar e mobilizar comunidades em prol da segurança alimentar e nutricional. Por meio da conscientização, educação, preservação do conhecimento tradicional, estímulo à inclusão social e promoção da diversidade alimentar, podemos colaborar para um futuro livre da fome”, acrescentou.

Paula Dantas, secretária do Planejamento, Gestão e Patrimônio e coordenadora do programa, assumiu a presidência do conselho. Durante sua posse, ela apresentou ações já realizadas pelo programa e os próximos passos a serem seguidos, ressaltando as parcerias firmadas para coleta de alimentos e doações em eventos locais.

O governador Paulo Dantas destacou o impacto das ações do programa na vida de milhares de alagoanos, afirmando que, somente em 2023, foram investidos mais de R$ 603 milhões em ações de combate à fome.

O próximo encontro do conselho será realizado na cidade de Olho D’Água das Flores, em 28 de abril, com a celebração do Dia D do Alagoas Sem Fome. O Governo de Alagoas anunciará novas iniciativas, como a Creche Cria, a Praça Cria, o Complexo Nutricional, hortas urbanas em escolas estaduais e outras ações para atender a população em situação de vulnerabilidade.

Entre as próximas atividades estão a implementação de hortas urbanas em escolas e comunidades vulneráveis, capacitação em padarias artesanais, expansão dos restaurantes populares e aumento do número de complexos nutricionais de três para treze unidades. Além disso, o programa incluirá o Cartão Alimentação e a criação de fábricas de alimentos.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu