Alagoas

Resgate

Trabalhadores escravizados estão de volta à liberdade

Após 14 dias em condições precárias, alagoanos retornam para casa com esperança renovada.

Por Redação com Site* 16/05/2024 14h02
Trabalhadores escravizados estão de volta à liberdade
Foto: Reprodução Internet

Doze trabalhadores alagoanos, resgatados de uma situação análoga à escravidão no Espírito Santo, estão a caminho de casa, no município de Penedo, no Baixo São Francisco. Apesar do cansaço da viagem, a alegria pela libertação supera qualquer desconforto.

Após 14 dias de angústia em uma fazenda de café em Brejetuba, onde foram explorados sem carteira assinada, o grupo finalmente se dirige de volta para Alagoas. Durante uma parada na Bahia, eles aproveitaram para tomar café e entrar em contato com familiares, ansiosos pela tão esperada chegada.

"Se não acontecer nenhum imprevisto, chegamos em Penedo hoje umas 7 horas da noite", revela Wagna da Silva, a única mulher do grupo, que trabalhava como cozinheira na fazenda enquanto os outros realizavam a colheita do café. (veja o vídeo)

Ao chegarem na fazenda, os trabalhadores foram surpreendidos com a exigência de pagar por ferramentas de trabalho e alimentação, acumulando uma dívida ilegal de quase 11 mil reais em apenas duas semanas. Agora, com o resgate e o retorno para casa, renovam-se as esperanças de dias melhores.

*TNH1

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu