Alagoas
Macaco bugio é capturado após dez dias de "rolê" em Satuba
Animal será reintroduzido à natureza após cuidados no Centro de Tratamento de Animais Silvestres.
O "rolê" do macaco bugio que vinha intrigando os moradores da zona rural de Satuba chegou ao fim nesta segunda-feira (21). O primata, da espécie *Alouatta belzebul*, foi capturado por técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) e será levado ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), onde receberá cuidados antes de ser reintroduzido à natureza.
Nos últimos dez dias, o macaco ganhou destaque nas redes sociais depois de ser flagrado pelos moradores do povoado Lote 1 andando pelos telhados das casas. Em um dos vídeos, um morador relata que a vizinhança estava preocupada com o possível ataque do animal, mencionando que o bugio teria levado uma galinha. “A vizinhança ficou receosa de que ele atacasse alguma criança”, disse o morador.
O bugio, conhecido popularmente como macaco "roncador" devido aos sons altos que emite, foi visto "roncando" em várias ocasiões, o que, segundo especialistas, pode parecer uma atitude agressiva. No entanto, o médico veterinário Epitácio Correia esclarece que o animal só invade áreas urbanas quando está em busca de alimento. "O bugio é inofensivo desde que esteja em seu habitat. A população não deve tentar interagir ou capturá-lo", afirmou Correia, destacando que é crime agredir ou matar o animal.
Correia também alertou que o bugio está ameaçado de extinção e faz parte do plano de ação nacional do ICMBio para a preservação de primatas no Nordeste. “Muito provavelmente esse povoado está localizado em um fragmento de Mata Atlântica, habitat natural dessa espécie”, explicou.
O IMA informou que, após ser tratado no Cetas, o macaco será reintegrado ao seu habitat natural.
*TNH1
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍCIA
Primos são presos com artefatos explosivos após denúncia no bairro de Santa Lúcia
-
SAÚDE
Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
-
BRASIL
Caixa demite ex-vice-presidente por assédio sexual e moral
-
TRIBUTOS
Sefaz-AL intensifica operações para proteger o bom contribuinte
-
SAÚDE
Sesau reforça orientações para o combate à Dengue em Alagoas