Alagoas
Experiência do Ronda com pessoas em vulnerabilidade social é apresentado em Brasília
Programa participa esta semana de evento promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
O Ronda no Bairro participa, em Brasília, da 13ª Reunião Ordinária do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua. O evento teve início nesta terça (22) e segue até a próxima sexta-feira (25).
Na manhã do dia 24, às 10h30, o programa vai apresentar as experiências exitosas no atendimento humanizado às pessoas em situação de rua na capital alagoana. A intervenção do Ronda se dará nas discussões do “I Encontro Nacional de Mulheres em Situação de Rua e suas Diversidades”.
Estão na capital federal, representando o RB, o superintendente, tenente-coronel Fábio Melo; a chefe da Equipe de Articulação e Mobilização Social, Vanessa Castro; e o coordenador Operacional do Benedito Bentes, capitão Costa Neto.
“Nesses seis anos de atividade do Ronda no Bairro, o programa passou a ser referência no atendimento diário às pessoas em vulnerabilidade social por executar um trabalho humanizado, sempre em parceria com as demais superintendências da Seprev e entidades que foram a rede de apoio. Por meio da nossa Equipe de Articulação e Mobilização Social, temos atuado com assistentes sociais e psicólogos, acolhendo e encaminhado indivíduos em suas mais diversas necessidades”, destaca Vanessa Castro.
“É gratificante integrar um programa que se consolidou, que hoje é referência não somente no patrulhamento diário de nossos agentes de proximidades nas ruas de Maceió, mas que também serve como modelo para as ações sociais. Em todos os encontros do Movimento Nacional da População de Rua, o Ronda no Bairro é citado como exemplo no trato social a ser seguido pelos demais entes federativos. Por isso, estamos neste evento, aqui em Brasília, o que só aumenta a nossa responsabilidade em manter um serviço de excelência para a população, sobretudo a mais carente, conforme determina o Governo de Alagoas, através da Seprev e SSP”, afirmou o superintendente Fábio Melo.
Organização
O evento em Brasília tem a coordenação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos; Diretoria de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua e Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua.
O Comitê tem como objetivo acompanhar e monitorar as políticas públicas que o Governo Federal deve cumprir com a população em situação de rua. Com uma ampla composição, também propõe formas de estimular a criação e o fortalecimento dos comitês estaduais, distritais e municipais de acompanhamento e monitoramento, sendo o trabalho fundamental para melhorar a qualidade de vida e garantir os direitos da população em situação de rua no Brasil.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara