Alagoas
Porto de Maceió sedia workshop internacional sobre gestão de resíduos
Objetivo é fortalecer o compromisso global com a preservação do meio-ambiente marinho
A Administração do Porto de Maceió vai receber, ao longo desta semana, o Encontro do Projeto GloLitter Partnerships, reunindo especialistas, profissionais e autoridades com o objetivo de fortalecer o compromisso global com a preservação do meio-ambiente marinho e a gestão sustentável de resíduos nos portos.
A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (2), no auditório do Porto de Maceió. O encontro é fruto de uma parceria entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Organização Marítima Internacional (OMI) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Na oportunidade, será realizado um workshop para a capacitação dos envolvidos na elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Portuários do Porto de Maceió (PWMP), documento que estabelece diretrizes e obrigações para o gerenciamento desses resíduos, com o propósito de uniformizar as ações e desenvolver uma cultura de redução, reciclagem, reutilização e não-geração de resíduos. O administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda, salientou a importância da atenção para as ações de prevenção de poluição marinha. “Os desafios para a gestão de resíduos em áreas portuárias são crescentes.
Sabemos que os portos desempenham um papel crucial no comércio global, mas também são pontos de atenção para a geração de resíduos que, se não forem corretamente geridos, podem comprometer o equilíbrio ecológico dos mares.
Sem dúvidas, o controle dos impactos ambientais são motivo de preocupação do Porto de Maceió e estamos empenhados em realizar nossas atividades de forma cada vez mais sustentável”, disse o administrador. O encontro também vai abordar o controle portuário de lixo marinho, com foco no entendimento e aplicação das diretrizes estabelecidas pela Convenção Internacional Para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL), com ênfase no controle de resíduos sólidos provenientes das operações portuárias e embarcações.
GloLitter A GloLitter ajudará os países em desenvolvimento a identificar oportunidades para prevenir e reduzir o lixo marinho, incluindo lixo plástico, dos setores de transporte marítimo e pesca. O projeto visa diminuir o uso de plásticos nessas indústrias e identificar oportunidades para reciclar plásticos, para melhor proteger o frágil ambiente marinho, bem como vidas e meios de subsistência - alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, que está empenhado em prevenir e reduzir a poluição marinha e conservar e usar os oceanos de forma sustentável.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
GOLPE
Esquema fraudulento do Minha Casa, Minha Vida engana mais de 500 pessoas em Maceió
-
Economia
INSS divulga calendário de pagamentos para 2025: confira as datas para aposentadorias, auxílios e pensões
-
Assegurado pela Sesau
Alagoana consegue suporte para se tratar de síndrome rara em São Paulo
-
Transferência de renda
Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2025
-
Aos 97 anos
Morre o ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares