Geral

Saúde

Projeto Lean nas emergências: transformação radical no atendimento dos hospitais públicos brasileiros

Por Redação com Site* 10/12/2023 08h08
Projeto Lean nas emergências: transformação radical no atendimento dos hospitais públicos brasileiros
Termo lean, do inglês, significa produzir com a máxima eficiência e qualidade, sem desperdício

Cenário Crítico nas Emergências Públicas já é conhecido: pacientes em macas pelos corredores e longas esperas por atendimento médico têm sido o triste cenário em muitos hospitais públicos do Brasil. Desde 2017, um projeto inovador chamado "Lean nas Emergências" liderado pelo Ministério da Saúde, em parceria com os hospitais Sírio-Libanês (SP) e Moinhos de Vento (RS), está revolucionando o atendimento emergencial.

Os resultados são pro0missores e já impactaram 72 hospitais públicos e filantrópicos.Os números impressionam: uma redução de 28% na superlotação e mais de 30% no tempo de permanência dos pacientes. Este projeto abrange 72 hospitais em 26 estados brasileiros, promovendo mudanças significativas na gestão hospitalar e na qualidade do atendimento.

Inspirado no modelo de produção "Lean", famoso por sua eficiência e qualidade, o projeto visa transformar a operação e o fluxo das unidades de saúde. A estratégia já consolidada em setores como a indústria automotiva e startups agora busca revolucionar a saúde pública.

Carina Tischler Pires, Gerente de projetos de compromisso social do hospital Sírio-Libanê, disse em entrevista: "acreditamso que as atividades desenvolvidas sejam capazes de promover a autonomia intelectual e assistencial dos profissionais envolvidos, resultando em melhora na passagem do paciente pelo serviço de urgência."

Os principais objetivos são a redução de mortes e aumento de vagas para internação. O projeto não só impacta positivamente na vida dos pacientes, com uma redução estimada de 3% ao mês na taxa de mortalidade (equivalente a 10.142 vidas salvas), mas também projeta um aumento de 19.672 vagas de internação por mês, sem custos adicionais.

Santa Casa de Jahu Adere ao Lean nas Emergências


A Santa Casa de Jahu, referência para 12 cidades paulistas pelo SUS, integrou o projeto com resultados notáveis. Uma das medidas implementadas foi a presença do "fluxista do Pronto-Socorro", que otimiza o atendimento direcionando pacientes de forma eficiente.

Em entrevista Regiane Laborda, Coordenadora de Enfermagem da Santa Casa de Jahu, afirmou: "Outra medida exitosa foi a criação da sala de alta, onde os pacientes aguardam por seus familiares, proporcionando um ambiente humanizado. Temos o leito liberado com celeridade, podendo ser ocupado por outro paciente de forma mais fluida e rápida."

Transformação em Números e Participação Nacional


Desde a adesão, a Santa Casa de Jahu reduziu em 20% o tempo de passagem dos pacientes. Até agosto de 2023, 216 hospitais públicos e filantrópicos já participaram do Lean nas Emergências, com outros 37 em fase de implementação. Mais de 7.7 mil profissionais foram capacitados, integrando o projeto ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

*www.gazetaweb.com

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu