Geral

Nacional

Mapa do Brasil na COP 28: crescimento sustentável e novos programas em destaque

Por Redação com Assessoria 11/12/2023 17h05 - Atualizado em 11/12/2023 17h05
Mapa do Brasil na COP 28: crescimento sustentável e novos programas em destaque

No domingo (10), a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 28), realizada em Dubai, destacou as iniciativas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil para impulsionar o crescimento agropecuário de maneira sustentável.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, participou de três painéis direcionados a líderes mundiais, empresariais, instituições financeiras, autoridades governamentais e ONGs.

No painel "COP para COP", Perosa enfatizou o papel crucial da agricultura na redução do desmatamento e na garantia da segurança alimentar, destacando o novo programa de recuperação de pastagens degradadas. Além disso, compartilhou dados sobre a diminuição do desmatamento no Brasil e os compromissos climáticos do governo, ressaltando a liderança proposta pelo presidente Lula.

Na Reunião Ministerial do IICA, Perosa destacou o crescimento da produção agropecuária no Brasil com tecnologia e inovação nos últimos 50 anos, enfatizando o papel da Embrapa e os compromissos do país no Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas.

No painel "Semeando Prosperidade", foram destacadas as práticas sustentáveis nas políticas públicas do Mapa, incluindo o sucesso do Plano Safra e os resultados positivos do Plano ABC+.

O diretor de Promoção Comercial e Investimentos do Mapa, Marcel Moreira, participou do Painel Diálogos de Produção Sustentável, destacando o sucesso do Brasil na produção de algodão, mantendo alta produtividade com práticas regenerativas. Também enfatizou a importância da sustentabilidade na indústria de carne bovina, onde o Brasil lidera como principal fornecedor mundial de pluma certificada.

Marcel ressaltou o compromisso do governo brasileiro com a sustentabilidade no setor agropecuário, destacando a colaboração entre governo e iniciativa privada para avançar na sustentabilidade, rastreabilidade e transparência das cadeias produtivas. Ele também enfatizou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas, com potencial de incorporação de 40 milhões de hectares em áreas de agricultura, promovendo a intensificação sustentável dos sistemas produtivos.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu