Geral
Caminhão com produto químico Acidente em Santa Catarina
Derramamento de ácido sulfônico na SC-301 gera situação de emergência; autoridades agem para evitar danos ao meio ambiente e à população.
Na manhã desta segunda-feira (29), um caminhão carregado de ácido sulfônico, utilizado na produção de detergentes e desengraxantes, tombou na estrada estadual SC-301, que conduz à Serra Dona Francisca, no município de Joinville, Santa Catarina.
O acidente ocorreu por volta das 7 horas, quando o motorista perdeu o controle do veículo e colidiu contra uma ribanceira. A Polícia Rodoviária Militar foi a primeira a prestar atendimento, interditando a pista.
No mesmo período da manhã, a prefeitura de Joinville decretou situação de emergência e suspendeu a captação de água da Estação de Tratamento de Cubatão para evitar a contaminação do sistema pelo produto químico. A medida preventiva foi adotada após o despejo da substância no Rio Seco, afluente do rio Cubatão.
Um gabinete de crise foi estabelecido para mitigar possíveis danos ambientais e proteger a população. O major Ruy Florêncio Teixeira Júnior, da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, afirma que o ácido sulfônico possui baixa toxicidade, e uma empresa terceirizada foi contratada para a limpeza do local.
"Como qualquer produto químico, ele tem algum grau de toxicidade, mas a Polícia Militar Ambiental não identificou até o momento mortandade de peixes ou animais relacionados ao vazamento", esclarece o major.
Amostras do material foram coletadas para investigação criminal e administrativa referente à infração ambiental. O motorista do caminhão, um homem de 59 anos, resgatado no local com ferimentos pelo corpo, foi encaminhado ao Hospital Municipal São José, apresentando quadro de saúde estável, mas permanece em observação.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Homem com a mão amputada
Corpo é encontrado em buraco no Vale do Reginaldo com sinais de violência
-
Mulher tinha 35 anos
Vítima de incêndio provocado pelo companheiro morre no HGE
-
Pesquisa do Procon
Preços da ceia de Natal variam e panetones podem passar de R$ 80 em Alagoas
-
Primeiro desmonte de rocha marca início da execução do túnel do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano
-
Homicídio
Perícia indica que projétil do crime tem a mesma numeração da munição apreendida com policial suspeito de matar enfermeiro



