Geral
Morre Samuel Pinheiro Guimarães Neto, figura-chave na política externa brasileira
Ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores e Alto-Representante Geral do Mercosul, Guimarães Neto foi um protagonista na formulação da política externa brasileira.
Na manhã desta segunda-feira (29), o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto, de 84 anos, faleceu em Brasília. Com uma carreira notável, atuou como secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores entre 2003 e 2009, ministro chefe de Assuntos Estratégicos de 2009 a 2010 e Alto-Representante Geral do Mercosul de 2011 a 2012.
Nascido no Rio de Janeiro em 1939, Guimarães Neto graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1963, ingressando no Itamaraty no mesmo ano. Além disso, obteve mestrado em economia pela Universidade de Boston em 1969.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Guimarães Neto desempenhou um papel crucial na formulação e execução da política externa brasileira nos primeiros dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Destacou-se na construção de uma ampla reflexão sobre o desenvolvimento e inserção internacional do Brasil, particularmente na formulação de políticas de integração regional, como o projeto do Mercosul, e na defesa da importância estratégica da relação com a Argentina.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a perda, destacando que Guimarães foi um dos mais importantes diplomatas de sua geração. "Tive o prazer e a honra de conviver e trabalhar com Samuel nos meus dois primeiros mandatos como presidente da República e depois como ex-presidente. Nesse momento de despedida, meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, alunos e colegas de Samuel Pinheiro Guimarães", expressou Lula em suas redes sociais.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Homem com a mão amputada
Corpo é encontrado em buraco no Vale do Reginaldo com sinais de violência
-
Mulher tinha 35 anos
Vítima de incêndio provocado pelo companheiro morre no HGE
-
Pesquisa do Procon
Preços da ceia de Natal variam e panetones podem passar de R$ 80 em Alagoas
-
Primeiro desmonte de rocha marca início da execução do túnel do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano
-
Homicídio
Perícia indica que projétil do crime tem a mesma numeração da munição apreendida com policial suspeito de matar enfermeiro



