Geral
Estados do Rio de Janeiro e São Paulo em estado de atenção devido a ciclone subtropical
Inmet emite aviso de nível vermelho para chuvas intensas nas regiões sul fluminense, norte paulista e região metropolitana do Rio de Janeiro, alertando para grande perigo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico especial de nível vermelho para chuvas intensas, válido até as 18h desta quinta-feira (15), abrangendo áreas do Rio de Janeiro e São Paulo. O alerta destaca o potencial perigo nas regiões sul fluminense, norte paulista e região metropolitana do Rio de Janeiro.
Segundo o Inmet, a previsão envolve a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, a cerca de 230 km a sudeste da costa do município de Arraial do Cabo (RJ), com deslocamento para leste e, posteriormente, para sul/sudoeste. A meteorologista do Inmet, Dayse Moraes, destaca que o fenômeno resultará em chuvas intensas no litoral norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro, com especial atenção para a Costa Verde, no litoral sul do estado do Rio, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty.
A nota técnica conjunta do Inmet e da Marinha do Brasil alerta para a possibilidade de ventos de até 83 km/h nas regiões sul e sudeste do ciclone, até a noite da próxima terça-feira (20), caso as condições atmosféricas persistam na região.
A meteorologista Dayse Moraes acrescenta que o ciclone poderá se deslocar para o litoral do Paraná nos próximos dias, afetando áreas como o leste de Minas Gerais, norte de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte do Paraná, com chances de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Para outras regiões, imagens de satélite indicam instabilidades entre Amazonas, Acre, Rondônia, parte do litoral do Pará e Mato Grosso, causadas pelo calor, alta umidade e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). As chuvas na tarde e noite desta quinta-feira são esperadas nessas áreas.
Dayse Moraes afirma que o centro do país terá poucas nuvens, abrangendo a maior parte do Mato Grosso, Tocantins, norte de Goiás e de Minas Gerais, Distrito Federal e grande parte da Bahia. Contudo, a especialista ressalta que as instabilidades estão se intensificando devido ao Sistema Frontal (frente fria) proveniente de São Paulo e Rio de Janeiro.
Quanto às temperaturas, o calor persiste em todo o país, podendo atingir 38ºC nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, a temperatura máxima será em torno de 35 ºC, entre o norte do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul.
Além disso, as fortes chuvas causaram alagamentos e inundação em Macapá (AP), levando o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional a reconhecer a situação de emergência na capital amapaense. Recursos federais serão destinados para o atendimento à população afetada e a reconstrução de infraestruturas danificadas.
O Inmet orienta os moradores nas áreas afetadas a tomar precauções, desligando aparelhos elétricos, colocando documentos e objetos de valor em sacos plásticos, buscando abrigo em situações de perigo e contatando os órgãos de defesa civil e bombeiros. A população pode obter informações meteorológicas através do aplicativo Boletim ao Mar, da Marinha do Brasil, e do site e redes sociais do Inmet.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
-
Irregular desde 2021
Justiça manda BRK regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após anos de falhas
-
Segurança
Polícia Militar e Ministério Público discutem ajustes no uso do TCO em Alagoas
-
Clima pesou
Queda de energia interrompe fala do presidente na inauguração de ponte entre Brasil e Paraguai
-
Destino em alta
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa



