Geral

Relações Internacionais

Presidente do Brasil critica Israel em sessão da Liga dos Estados Árabes

O chefe do executivo brasileiro denuncia descumprimento de decisões da ONU por parte de Israel e defende reformas nos órgãos multilaterais internacionais.

Por Redação com Site* 16/02/2024 14h02 - Atualizado em 16/02/2024 14h02
Presidente do Brasil critica Israel em sessão da Liga dos Estados Árabes

Em pronunciamento durante uma sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes, realizada no Cairo (Egito) nesta quinta-feira (15), o presidente Lula (PT) abordou a situação na Faixa de Gaza e fez críticas contundentes a Israel.

Segundo o petista, Israel estaria descumprindo as decisões da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outros órgãos multilaterais em relação à reação bélica do grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. Lula destacou a dificuldade da ONU em evitar conflitos armados e defendeu a necessidade de reformas nos órgãos multilaterais internacionais.

"A única coisa que se pode fazer é pedir paz pela imprensa, mas me parece que Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas", declarou o presidente Lula.

O chefe do executivo brasileiro chegou ao Egito na quarta-feira (14), em meio a crescentes tensões entre o país árabe e Israel, marcadas por ameaças de ações militares israelenses no sul da Faixa de Gaza.

Embora a viagem ao Egito celebre os cem anos das relações diplomáticas entre Brasil e Egito, a guerra entre Israel e o grupo Hamas foi o tema central das discussões entre Lula e o presidente do Egito, o general Absul Fatah Khalil al-Sisi, que está há mais de dez anos no poder.

Lula, em seu pronunciamento, considerou o ataque do Hamas como um ato terrorista, mas ressaltou que a reação de Israel "não tem explicação", pois estaria resultando na morte de mulheres e crianças em Gaza.

"O Brasil foi um país que condenou de forma veemente a posição do Hamas no ataque a Israel e ao sequestro de centenas de pessoas, e nós condenamos e chamamos o ato de terrorista", afirmou o presidente brasileiro.

Veja o vídeo do discurso aqui.

*Revista Oeste

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu