Geral
Presidente do Brasil critica Israel em sessão da Liga dos Estados Árabes
O chefe do executivo brasileiro denuncia descumprimento de decisões da ONU por parte de Israel e defende reformas nos órgãos multilaterais internacionais.
Em pronunciamento durante uma sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes, realizada no Cairo (Egito) nesta quinta-feira (15), o presidente Lula (PT) abordou a situação na Faixa de Gaza e fez críticas contundentes a Israel.
Segundo o petista, Israel estaria descumprindo as decisões da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outros órgãos multilaterais em relação à reação bélica do grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. Lula destacou a dificuldade da ONU em evitar conflitos armados e defendeu a necessidade de reformas nos órgãos multilaterais internacionais.
"A única coisa que se pode fazer é pedir paz pela imprensa, mas me parece que Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas", declarou o presidente Lula.
O chefe do executivo brasileiro chegou ao Egito na quarta-feira (14), em meio a crescentes tensões entre o país árabe e Israel, marcadas por ameaças de ações militares israelenses no sul da Faixa de Gaza.
Embora a viagem ao Egito celebre os cem anos das relações diplomáticas entre Brasil e Egito, a guerra entre Israel e o grupo Hamas foi o tema central das discussões entre Lula e o presidente do Egito, o general Absul Fatah Khalil al-Sisi, que está há mais de dez anos no poder.
Lula, em seu pronunciamento, considerou o ataque do Hamas como um ato terrorista, mas ressaltou que a reação de Israel "não tem explicação", pois estaria resultando na morte de mulheres e crianças em Gaza.
"O Brasil foi um país que condenou de forma veemente a posição do Hamas no ataque a Israel e ao sequestro de centenas de pessoas, e nós condenamos e chamamos o ato de terrorista", afirmou o presidente brasileiro.
Veja o vídeo do discurso aqui.
*Revista Oeste
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
-
Irregular desde 2021
Justiça manda BRK regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após anos de falhas
-
Segurança
Polícia Militar e Ministério Público discutem ajustes no uso do TCO em Alagoas
-
Clima pesou
Queda de energia interrompe fala do presidente na inauguração de ponte entre Brasil e Paraguai
-
Destino em alta
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa



