Geral
Secretário de Estado Antony Blinken faz viagem diplomática na América do Sul
Brasília, Rio de Janeiro e Buenos Aires são destinos para discutir temas bilaterais e globais.
O secretário de Estado Antony J. Blinken está programando uma viagem pela América do Sul, passando por Brasília, Rio de Janeiro e Buenos Aires, de 20 a 23 de fevereiro. Em sua agenda, destaca-se o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir questões que abrangem os interesses bilaterais e globais entre os Estados Unidos e o Brasil.
Segundo informações da embaixada americana, o objetivo do secretário é discutir sobre o "apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20, à realização da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro, à Parceria Brasil-EUA pelos Direitos dos Trabalhadores, à cooperação na transição para a energia limpa e às comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e os EUA."
Em sua passagem pela América Latina, ele embarcará em uma série de compromissos diplomáticos durante sua visita ao Rio de Janeiro e Buenos Aires. No Rio, Blinken está programado para participar da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20, onde buscará envolver líderes mundiais em iniciativas conjuntas voltadas para a promoção da paz e estabilidade globais.
Entre os principais objetivos do secretário está a promoção da inclusão social, a redução da desigualdade, o enfrentamento da crise climática e o estímulo à transição para fontes de energia limpa. Além disso, o secretário planeja destacar o compromisso com o desenvolvimento sustentável, contribuindo ativamente para esforços internacionais em apoio ao povo haitiano.
Na sequência, em Buenos Aires, Blinken se encontrará com o presidente Javier Milei, onde temas bilaterais e globais serão abordados. A agenda inclui discussões sobre crescimento econômico sustentável, compromissos compartilhados com os direitos humanos, a importância da governança democrática e estratégias para lidar com minerais críticos.
A reunião em Buenos Aires também será uma oportunidade para fortalecer os investimentos e o comércio benéficos para ambos os países. O secretário de estado americano busca consolidar parcerias que promovam não apenas interesses mútuos, mas também o desenvolvimento equitativo e sustentável na região. A visita destaca o comprometimento dos Estados Unidos em fortalecer laços e cooperação com seus parceiros sul-americanos em questões de relevância global e regional.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
-
Irregular desde 2021
Justiça manda BRK regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após anos de falhas
-
Segurança
Polícia Militar e Ministério Público discutem ajustes no uso do TCO em Alagoas
-
Clima pesou
Queda de energia interrompe fala do presidente na inauguração de ponte entre Brasil e Paraguai
-
Destino em alta
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa



