Geral
Secretário americano e Presidente reforçam compromissos e abordam questões globais
Reunião em Brasília destaca parceria entre EUA e Brasil em diversas frentes, com ênfase em agendas climáticas e diplomacia internacional.
Em um encontro crucial realizado nessa quarta-feira (21) o secretário de Estado Antony J. Blinken discutiu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, sobre os compromissos conjuntos dos Estados Unidos e Brasil em temas de relevância global.
O porta-voz Matthew Miller, que transmitiu as palavras do secretário, destacou o comprometimento dos EUA em parceria com o Brasil na agenda da presidência do G20, focada na luta contra a fome, a pobreza, a crise climática e na busca pela eficácia da governança global. O secretário também ressaltou o bicentenário das relações Brasil-EUA, marcado para maio de 2024, como uma celebração dos laços políticos, econômicos e culturais entre as nações.
A atuação do Brasil na mediação das tensões entre Guiana e Venezuela sobre a região de Essequibo foi elogiada, com o secretário reforçando a necessidade do retorno de Nicolas Maduro ao acordo do roteiro eleitoral de Barbados para assegurar eleições presidenciais competitivas em 2024. O secretário também expressou gratidão pelo apoio contínuo do Brasil ao Haiti, sublinhando a urgência de assistência internacional para melhorar a segurança no país.
O cenário internacional, incluindo o conflito em Gaza, foi discutido, com destaque para os esforços dos EUA em facilitar a libertação de reféns e melhorar a proteção dos civis palestinos. O secretário agradeceu à participação do Brasil no processo do Plano de Paz da Ucrânia.
A Parceria Brasil-EUA para os Direitos dos Trabalhadores foi elogiada pelo secretário, que reconheceu o compromisso do presidente Lula em defender os direitos trabalhistas. A liderança global do Brasil na questão climática, incluindo o compromisso de acabar com o desmatamento na Amazônia até 2030, foi enfatizada. A importância da cooperação em minerais críticos e a Parceria para a Segurança dos Minerais foram ressaltadas, assim como o interesse em ampliar a cooperação em energia limpa, diversificação de cadeias de abastecimento e engajamento contínuo no Plano de Ação Conjunta Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (JAPER).
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
-
Irregular desde 2021
Justiça manda BRK regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após anos de falhas
-
Segurança
Polícia Militar e Ministério Público discutem ajustes no uso do TCO em Alagoas
-
Clima pesou
Queda de energia interrompe fala do presidente na inauguração de ponte entre Brasil e Paraguai
-
Destino em alta
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa



