Geral
Câmara dos Deputados aprova lei para transparência nas filas do SUS
Projeto exige divulgação online de listas de espera para cirurgias e exames, combatendo fura-filas e garantindo dignidade ao cidadão.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (21), um projeto de lei que propõe uma medida inovadora para aumentar a transparência e garantir dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta determina a publicação na internet das listas de pacientes aguardando cirurgias e exames.
O texto aprovado inclui detalhes como o número do Cartão de Saúde do paciente, a data de agendamento, a posição na fila, o local e a especialidade da cirurgia ou serviço, no caso de procedimentos eletivos.
O deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB), relator do projeto, ressaltou a importância da medida para eliminar privilégios e intervenções políticas indevidas. "Essa ação vai dar dignidade à saúde pública do Brasil. Vai acabar com o esquema fura-fila, com a intervenção política que salva um e mata dois", afirmou.
Segundo o projeto, os governos e responsáveis pelas unidades de saúde terão a obrigação de atualizar as listas quinzenalmente, permitindo alterações apenas com base em critérios médicos. Os pacientes que tiverem mudanças em datas ou procedimentos desmarcados serão devidamente informados com antecedência sobre a nova data de agendamento.
Adicionalmente, a cada mês, os gestores das unidades de saúde terão que disponibilizar na internet o número de pacientes aguardando procedimentos por especialidade, bem como o tempo médio de espera. Essa iniciativa visa promover a transparência e permitir uma visão mais clara da situação das filas no sistema de saúde pública brasileiro.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
-
Irregular desde 2021
Justiça manda BRK regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após anos de falhas
-
Segurança
Polícia Militar e Ministério Público discutem ajustes no uso do TCO em Alagoas
-
Clima pesou
Queda de energia interrompe fala do presidente na inauguração de ponte entre Brasil e Paraguai
-
Destino em alta
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa



