Geral
PL propõe regulamentação para motoristas de aplicativo e limita taxa de plataformas
Proposta em análise na Câmara dos Deputados busca garantir direitos aos condutores e transparência nas relações comerciais.
O Projeto de Lei 741/24, em tramitação na Câmara dos Deputados, pretende estabelecer que o transporte privado individual de passageiros por aplicativo, como Uber e 99, será exclusivo de motoristas cadastrados como Microempreendedor Individual (MEI).
Além disso, a proposta determina que as plataformas só poderão cobrar até 25% do valor das viagens realizadas, em contraste com o percentual atual que pode chegar a 40%, conforme informações do site Zarp Localiza.
O deputado Darci de Matos (PSD-SC), autor do projeto, explica que as medidas visam simplificar a atividade dos motoristas por aplicativo, oferecendo benefícios para ambas as partes envolvidas.
"Ao estabelecer que os motoristas por aplicativo sejam MEI, cria-se um facilitador nas relações com as plataformas e o poder público, retirando burocracias e preservando direitos e garantias que os informais não possuem", afirmou Matos, destacando a importância da formalização para acesso a direitos como aposentadoria e auxílio doença.
Sobre o limite de pagamento às plataformas, o deputado enfatizou que o objetivo é evitar práticas abusivas e promover transparência nas relações comerciais entre motoristas e aplicativos.
O PL 741/24 seguirá para análise nas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
-
Irregular desde 2021
Justiça manda BRK regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após anos de falhas
-
Segurança
Polícia Militar e Ministério Público discutem ajustes no uso do TCO em Alagoas
-
Clima pesou
Queda de energia interrompe fala do presidente na inauguração de ponte entre Brasil e Paraguai
-
Destino em alta
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa



