Geral

Ciência Espacial

Voyager 1 volta a transmitir dados para a Terra após reparos remotos

Sonda da NASA, que completa quase 50 anos de missão, é consertada à distância e retoma comunicação.

Por Redação com Site* 25/04/2024 15h03
Voyager 1 volta a transmitir dados para a Terra após reparos remotos
Foto: Reprodução NASA

A Voyager 1, sonda espacial lançada pela NASA em 1977, voltou a transmitir dados para a Terra após reparos remotos realizados por cientistas. A missão original da sonda era estudar Júpiter, Saturno e suas luas, uma tarefa que deveria durar cinco anos. No entanto, a missão foi estendida após o sucesso inicial, e a sonda continua operando quase 50 anos depois, enviando dados de além do sistema solar.

Em novembro de 2023, a Voyager 1 parou de enviar dados legíveis para a NASA. Embora a sonda ainda recebesse comandos e operasse normalmente, a transmissão dos dados de volta à Terra apresentava problemas. Os cientistas recebiam uma transmissão incompreensível.

A equipe de pesquisadores da NASA investigou o problema e descobriu que um chip responsável por armazenar parte da memória de um dos computadores da sonda, incluindo código de software, não estava funcionando corretamente. Sem o chip, os dados retornados pela sonda eram inutilizáveis.

Como a Voyager 1 deixou o Sistema Solar em 2012, os cientistas não podiam substituir manualmente o chip defeituoso. Em vez disso, eles transferiram o código do chip para outra parte da memória do computador. O código foi dividido em porções menores para se ajustar ao espaço disponível em outros chips.

A atualização do código foi enviada pelos cientistas em 18 de abril. Devido à grande distância entre a sonda e a Terra, um sinal leva 22 horas e 30 minutos para chegar à Voyager 1 e o mesmo tempo para retornar. Dois dias depois, a NASA recebeu uma resposta positiva: a sonda voltou a transmitir dados de engenharia e estado da sonda pela primeira vez em cinco meses.

A equipe continuará ajustando outras partes afetadas do software nas próximas semanas para que a sonda também retorne dados científicos. A missão da Voyager 1 segue surpreendendo, demonstrando a resiliência e longevidade da sonda em sua jornada pelo espaço.

*Superinteressante

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu