Geral
Atriz Samara Felippo denuncia racismo contra filha em escola de São Paulo
Caso envolve ofensa racial escrita em caderno da estudante em colégio de alto padrão.
A atriz Samara Felippo, conhecida por seus trabalhos em novelas da Globo e da Record, denunciou que sua filha de 14 anos foi vítima de racismo na última segunda-feira (22) no colégio Vera Cruz, na zona oeste de São Paulo.
O colégio é um dos maiores da cidade e tem uma reputação de "alto padrão", com mensalidades de cerca de R$ 6 mil. De acordo com Samara e a escola, duas alunas do 9º ano do ensino fundamental pegaram o caderno da filha de Samara, que é negra, e arrancaram as folhas.
Em seguida, as alunas escreveram uma ofensa de cunho racial em uma das páginas do caderno, que depois foi devolvido aos achados e perdidos.
"Todas as páginas de um trabalho de pesquisa, elaborado e caprichado, foram arrancadas violentamente e dentro do caderno havia a frase racista. O caderno já está em minhas mãos e um novo caderno já foi dado à minha filha", relatou Samara em uma carta a um grupo de pais da escola, que viralizou nas redes sociais.
Após tomar conhecimento do caso, Samara registrou um boletim de ocorrência e busca providências. Ela ainda não decidiu se tirará a filha da escola.
Ação da escola e repercussão
Procurado pelo F5, o colégio Vera Cruz não se manifestou até a última atualização desta reportagem. No entanto, em um comunicado aos pais obtido pela reportagem, a escola afirmou que as jovens envolvidas foram suspensas.
"Imediatamente foram realizadas ações de acolhimento à aluna vítima, além de comunicação a todos os alunos da série e suas famílias. Mantivemos contato constante com a família da aluna para garantir que ela não fique exposta a novas agressões", disse a escola.
O comunicado acrescentou que na terça-feira (23), duas alunas do 9º ano e suas famílias compareceram à escola para se responsabilizar pelos atos. A suspensão permanecerá até que as reflexões sobre sanções e reparações estejam concluídas.
A escola ressaltou que outras medidas punitivas poderão ser tomadas se necessário, para combater inequivocamente o racismo e garantir um ambiente seguro para todos os alunos.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
-
Irregular desde 2021
Justiça manda BRK regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após anos de falhas
-
Segurança
Polícia Militar e Ministério Público discutem ajustes no uso do TCO em Alagoas
-
Clima pesou
Queda de energia interrompe fala do presidente na inauguração de ponte entre Brasil e Paraguai
-
Destino em alta
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa



