Geral
Produtores e supermercados asseguram abastecimento de arroz no Brasil
Medida provisória autoriza Conab a importar até 1 milhão de toneladas de arroz.
Apesar das recentes enchentes no Rio Grande do Sul, que é responsável por 70% da produção nacional de arroz, produtores e supermercados garantem que não há risco de desabastecimento do grão no Brasil. A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) afirmam que o fornecimento do produto está garantido.
Em meio a preocupações sobre a especulação de preços e um possível aumento na demanda pelo produto, o governo federal publicou uma medida provisória nesta sexta-feira (10) autorizando a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas de arroz beneficiado ou em casca. Essa medida visa recompor os estoques públicos do país.
Segundo a MP, os estoques serão destinados preferencialmente a pequenos varejistas nas regiões metropolitanas, e a venda direta dispensará a utilização de leilões em bolsas de mercadorias ou licitação pública.
A primeira etapa da medida provisória prevê a compra de 200 mil toneladas de arroz de países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, e eventualmente da Bolívia.
Abastecimento garantido
A Federarroz informou que a colheita no Rio Grande do Sul já abrange 83% da área prevista para a safra, com boa qualidade e produtividade que garantem o abastecimento interno. O presidente da entidade, Alexandre Velho, destacou que as áreas colhidas apresentam boas médias de produtividade.
“Já temos um bom volume de arroz, e mesmo com as dificuldades na colheita do restante, certamente o Rio Grande do Sul tem condições de colher uma safra bem acima de sete milhões de toneladas”, disse Velho.
Ele ressaltou que, embora haja um problema momentâneo de logística, principalmente na ligação com o interior do estado, o acesso aos grandes centros pela BR-101 está normal. “Não existe qualquer problema com relação ao abastecimento ou uma necessidade urgente de importação”, complementou.
Supermercados
A Associação Brasileira de Supermercados informou que o abastecimento no varejo está normalizado, com diversas marcas, preços e promoções disponíveis para atender à demanda tanto nas lojas físicas quanto pelo e-commerce. A entidade recomenda aos consumidores que evitem estocar arroz em casa para que todos tenham acesso contínuo ao produto.
Em caráter preventivo, a Abras manifestou apoio à abertura da importação anunciada pelo governo federal para garantir o abastecimento da população brasileira.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Condenado por estupro
MP aponta série de descumprimentos e justifica pedido de prisão de condenado por estupro
-
Para garantir funcionamento
MP cobra melhorias em casa de acolhimento e prefeitos do Alto Sertão assinam novo acordo
-
Gestão e finanças
Participação do interior no PIB de Alagoas supera a capital, aponta IBGE
-
Desfecho feliz
Idosa com Alzheimer é encontrada desorientada no Benedito Bentes
-
Equipes do Correio Alagoano e Em Tempo Notícias fazem confraternização e celebram sucesso alcançado em 2025



