Geral
TSE aprova súmula contra fraudes em cotas de gênero
Novas diretrizes visam coibir irregularidades nas eleições proporcionais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma nova súmula jurisprudencial para combater fraudes nas cotas de gênero nas eleições proporcionais. Com base em dezenas de julgamentos anteriores, a medida visa orientar as instâncias inferiores sobre o tema.
Segundo a súmula, fraudes ocorrem quando há votação zerada, prestação de contas padronizada, ausência de atos de campanha efetivos ou promoção da candidatura de terceiros. Os juízes eleitorais e os tribunais regionais ficam autorizados a cassar toda a chapa do partido envolvido, mesmo sem conhecimento dos demais candidatos.
As novas regras já valem para as eleições municipais deste ano, com o objetivo de garantir a equidade de gênero no processo eleitoral. A medida é uma resposta ao aumento das tentativas de burlar a obrigatoriedade de destinar 30% das candidaturas e recursos para mulheres.
O ministro Floriano de Azevedo Marques ressaltou que a súmula busca consolidar a posição jurisprudencial sobre o assunto. A única discordância parcial veio da ministra Isabel Galotti, que questionou a cassação de toda a chapa em casos específicos. Os demais ministros concordaram, mas destacaram a possibilidade de ajustes futuros, caso necessário.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Homem com a mão amputada
Corpo é encontrado em buraco no Vale do Reginaldo com sinais de violência
-
Mulher tinha 35 anos
Vítima de incêndio provocado pelo companheiro morre no HGE
-
Pesquisa do Procon
Preços da ceia de Natal variam e panetones podem passar de R$ 80 em Alagoas
-
Primeiro desmonte de rocha marca início da execução do túnel do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano
-
Homicídio
Perícia indica que projétil do crime tem a mesma numeração da munição apreendida com policial suspeito de matar enfermeiro



