Notícias

SAÚDE

Jogos eletrônicos melhoram a memória de idosos. Saiba como escolher

Jogos eletrônicos podem ajudar idosos a melhorar a memória e a aumentar a capacidade de foco, segundo especialistas

Por Redação 16/08/2023 10h10
Jogos eletrônicos melhoram a memória de idosos. Saiba como escolher

Um estudo realizado por neurologistas da Universidade de York, na Inglaterra, mostra que jogos eletrônicos podem melhorar a memória das pessoas. O efeito positivo, entretanto, depende do jogo escolhido conjugado com a faixa etária do jogador.

Publicado na última sexta-feira (11/8) na revista científica Heliyon, o estudo mostra que jogos de estratégia são melhores para as pessoas mais jovens e os de ação, para os idosos. A pesquisa foi realizada com 209 adultos jovens (entre 18-30 anos) e 181 mais velhos (60-81 anos).

Cada um dos voluntários foi convidado a jogar um jogo de sua preferência por cerca de um mês – o jogo deveria se encaixar nas categorias ação, quebra-cabeças e estratégia.

Após o período, os participantes tiveram de realizar provas de memória, nas quais deveriam fazer associações de imagens e desprezar distrações visuais.

Os games de estratégia foram melhores para a memória dos mais jovens e também fizeram com que eles mantivessem o foco por mais tempo. Os de quebra-cabeça foram os menos eficientes nesse grupo.

Já entre as pessoas idosas, os jogos de ação e os de quebra-cabeças foram mais eficientes em melhorar a capacidade de raciocínio. Os de estratégia não foram tão bons.

Foto mostra idoso brincando com um óculos de realidade virutal


Segundo o neurologista Carlos Uribe, do Hospital DF Star, a pesquisa confirma estudos anteriores que já haviam apontado os jogos como uma espécie de fisioterapia da mente.

“Os jogos apresentam uma série de desafios que estimulam a atenção, a velocidade de processamento mental e a memória. Além disso, são altamente adaptáveis à individualidade dos pacientes, e é fácil observar o progresso deles nos critérios estabelecidos. Sem dúvida, eles são uma ótima ferramenta para combater o declínio cognitivo”, aponta o médico.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu