Notícias

QUEDA DE ENERGIA

Apagão vai ser investigado pela Polícia Federal

Por Redação com site* 16/08/2023 14h02
Apagão vai ser investigado pela Polícia Federal

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que vai enviar à Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (16/8), um pedido de investigação preliminar sobre o apagão registrado nessa terça, que atingiu 25 estados e o Distrito Federal. A partir da investigação preliminar, a polícia decidirá se será instaurado um inquérito policial.  

Em entrevista coletiva sobre o apagão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que irá solicitar à PF e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a apuração das causas do apagão, inclusive se houve atividade humana no ocorrido.

"Por se tratar de um setor altamente sensível, além de determinar as apurações devidas e internas pelo ONS, Aneel e nossas vinculadas, estou oficiando ao Ministério da Justiça, para que seja encaminhada à Polícia Federal um pedido de instauração de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar apenas onde ocorreu. Vamos encaminhar tanto à PF quanto para a Abin a instauração de procedimentos para apurar eventuais dolos nesse ocorrido", disse Silveira em coletiva.

Apagão

O apagão foi causado por uma interrupção de energia na interligação Norte/Sudeste. Segundo o ministro, o ocorrido não tem a ver com problemas de segurança energética e foi um evento "extremamente raro". Sem explicar ao certo os motivos da falha, Silveira afirmou que os dados técnicos serão disponibilizados nas próximas 48 horas.

*Estado de Minas

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu