Notícias

10% do esperado para o mês em um dia

Chuvas intensas em Alagoas causam transtornos e mobilizam Defesa Civil

Por Redação 02/04/2025 14h02
Chuvas intensas em Alagoas causam transtornos e mobilizam Defesa Civil

A forte chuva que começou na noite de terça-feira (01) e se intensificou na manhã desta quarta-feira (02) trouxe sérios transtornos para os moradores das cidades litorâneas e da Zona da Mata de Alagoas. Ruas alagadas, trechos de vias intransitáveis e rajadas de vento complicaram o deslocamento da população, que enfrentou dificuldades para sair de casa.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), o município mais afetado pela chuva foi Porto Calvo, que registrou 50 milímetros nas últimas 24 horas. Em Maceió, o volume registrado foi de 42mm.

A meteorologista Fernanda Liz destacou que, em apenas um dia, Alagoas recebeu cerca de 10% da quantidade de chuva esperada para todo o mês de abril. "A previsão para o mês de abril é que o Litoral receba 200 milímetros de chuva, Maceió 190mm e a Zona da Mata 150mm. Portanto, já tivemos um volume considerável em apenas 24 horas, entre os dias 1º e 2", explicou.

Liz também alertou que a previsão para a quinta-feira (03) é de que o estado continue com tempo chuvoso, com o Agreste e Sertão sendo atingidos, mas com menor intensidade em comparação ao litoral. "Hoje, o maior volume de chuva foi registrado no Litoral Norte e na Zona da Mata. Nas próximas horas, a chuva deve se deslocar para outras áreas, mas de forma mais amena", afirmou.

A Defesa Civil de Maceió informou que, apesar de monitorar a situação de perto, apenas uma ocorrência sem gravidade foi registrada nas últimas 24 horas. No entanto, o órgão emitiu um alerta para o risco de deslizamentos de terra, caso as chuvas persistam conforme previsto.

A população que reside em áreas de risco foi orientada a procurar abrigo e a acionar a Defesa Civil, caso necessário, pelo telefone 199. "As equipes estão em campo e, se a situação exigir, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil para o devido suporte", afirmou a nota divulgada.

O aviso meteorológico, publicado pela Semarh-AL, aponta a possibilidade de mais chuvas intensas nas próximas horas, com destaque para a metade norte do estado, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e parte do Agreste. Além disso, o alerta inclui rajadas de vento em pontos isolados. O aviso pode ser estendido até a quinta-feira (03), uma vez que a previsão é de que a chuva persista pelo menos nas próximas 24 horas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu