Notícias
Mesa da Câmara declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Decisão foi formalizada pelo presidente Hugo Motta e será publicada no Diário Oficial
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou, na tarde desta quinta-feira (18), a perda dos mandatos dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). A medida foi tomada no âmbito da Mesa Diretora da Casa e não passou pelo plenário nem pelo Conselho de Ética.
De acordo com informações preliminares, a maioria dos integrantes da Mesa já assinou os atos que oficializam as cassações, que devem ser publicadas ainda hoje no Diário Oficial da União.
No caso de Eduardo Bolsonaro, a perda do mandato ocorreu em razão do acúmulo de faltas às sessões da Câmara. O parlamentar está nos Estados Unidos desde fevereiro e não obteve autorização para exercer o mandato de forma remota. Após o término do período de licença, as ausências passaram a ser contabilizadas.
O deputado chegou a tentar contornar a situação ao assumir a liderança da minoria, estratégia que permitiria atuação à distância, mas a iniciativa foi barrada pelo próprio presidente da Câmara. Com isso, Eduardo ultrapassou o limite constitucional de faltas permitido.
A Constituição Federal prevê a perda automática do mandato para parlamentares que deixarem de comparecer a mais de um terço das sessões legislativas, dispensando qualquer votação política sobre o tema.
Já Alexandre Ramagem teve o mandato extinto em decorrência de condenação definitiva no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele recebeu pena de 16 anos, um mês e 15 dias de prisão, em regime inicial fechado, por envolvimento na trama golpista de 2022. Com o trânsito em julgado da decisão, a cassação é automática, conforme a legislação vigente.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
UE vê apoio suficiente para acordo com Mercosul, mas assinatura fica para janeiro
-
ON e OFF: o desafio é entrar no campo do outro!
-
Réu por estupro
Justiça manda prender novamente Kel Ferreti e revoga medidas cautelares
-
Decisão
Mesa da Câmara declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
-
Parque Biblioteca
Parque Biblioteca celebra vivências e aprendizagem de estudantes com oficinas lúdicas



