Notícias

Recomendação médica

Bolsonaro passa por cirurgia eletiva de hérnia inguinal bilateral

Procedimento foi autorizado pelo STF e não é considerado de urgência médica

Por Redação com agências 25/12/2025 11h11
Bolsonaro passa por cirurgia eletiva de hérnia inguinal bilateral
Foto: Claudemir Cleber Caetano/Presidência da República

O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma cirurgia eletiva de hérnia inguinal bilateral nesta quinta-feira (25). Ele está internado desde a quarta-feira (24), após recomendação médica para correção do problema e prevenção de agravamento do quadro.

A realização do procedimento foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), depois de avaliação da Polícia Federal, que concluiu não haver necessidade de cirurgia em caráter de urgência ou emergência.

A hérnia inguinal ocorre quando tecidos do abdômen, geralmente uma alça do intestino, atravessam uma área enfraquecida da parede abdominal, formando um abaulamento na região da virilha. Quando atinge os dois lados, recebe o nome de bilateral.

A condição pode causar dor ou desconforto, sobretudo durante esforços físicos, tosse ou longos períodos em pé, embora também possa ser assintomática. Em casos mais avançados, pode haver encarceramento do intestino, o que exige atenção médica.

Segundo especialistas, cirurgias abdominais anteriores aumentam o risco de hérnias devido à formação de aderências e fibroses internas, o que contribui para o enfraquecimento da parede abdominal ao longo do tempo.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu