Alagoas

MACEIÓ

Eclipse solar anular: público vai poder conferir observação telescópica gratuita no Farol

Em Maceió, o eclipse terá início às 15h32 e atingirá seu auge às 16h48 (horário local)

Por Redação 10/10/2023 12h12
Eclipse solar anular: público vai poder conferir observação telescópica gratuita no Farol

Um dos momentos mais esperados do ano se aproxima. Neste próximo sábado (14), acontecerá o eclipse solar anular, um fenômeno que ocorre quando a Lua, devido à distância da Terra, não cobre totalmente o Sol, criando um impressionante anel brilhante ao redor do disco solar.

Em Maceió, o eclipse terá início às 15h32 e atingirá seu auge às 16h48 (horário local). E, para que todos desfrutem com prazer e segurança desse espetáculo, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal) e o Instituto de Física (IF) da Ufal se unem para proporcionar observações telescópicas gratuitas aos entusiastas e público em geral, no Mirante de Santa Terezinha, no Farol.

A anularidade desse eclipse será visível em várias regiões do mundo, incluindo Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. No Brasil, os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco verão o eclipse anular em sua totalidade; os demais poderão observá-lo parcialmente. Em Maceió, o Sol será ocultado em 85,2% pela Lua. Para verificar o percentual de visibilidade do eclipse em outras cidades de Alagoas, acesse o link.

“Ao todo, teremos cinco telescópios, devidamente equipados com filtros, apropriados para esta finalidade. O evento está sendo promovido pelo Ceaal, mas nos unimos para ampliar a observação e estimular o conhecimento e a popularização da astronomia”, destaca Elton Malta, professor do IF e coordenador do projeto de extensão Céu no Campus.

Aviso de segurança

É de extrema importância enfatizar que nunca se deve olhar diretamente para o Sol durante um eclipse, mesmo com o uso de películas de raios-x, óculos escuros ou outros materiais caseiros. A exposição direta ao Sol, mesmo por poucos segundos, pode causar danos irreversíveis à retina. Recomenda-se o uso de filtros adequados para a observação, sendo o filtro de soldador número 14 ou superior (ISO 12312-2) a opção mais segura.

“Muita gente vai querer apontar o celular para tirar foto diretamente do Sol, sem filtros, e isso é muito perigoso, tanto porque pode afetar permanentemente a visão, já que a pessoa que mira o celular acaba, eventualmente, tendo que olhar diretamente para o Sol, quanto porque pode danificar o sensor da câmera”, ressalta Elton Malta.

O Ceaal reuniu as principais recomendações para observação do eclipse aqui (https://www.instagram.com/ceaal/?img_index=4). Em resumo, são as seguintes:

Nunca use chapas de raio-x (mesmo várias chapas unidas);
Não use filmes fotográficos;
Não use vidro esfumaçado;
Não use óculos de sol comum (mesmo vários sobrepostos);
Não use filtro de soldador abaixo do nº 14; e
Não utilize celulares sem proteção para tirar fotos do sol.
Para mais informações sobre os riscos de observação sem as precauções necessárias, acesse o link.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu