Alagoas
Conheça a história por trás do servidor da Seplag que irá receber a Medalha Silvio Vianna 2023
Maior honraria do Governo de Alagoas é concedida a servidores com papel de destaque em suas atribuições
“A medalha é um compromisso solene que assumo com a sociedade alagoana”. As palavras são do economista Genildo Silva. Ele é um dos 10 servidores homenageados com a maior honraria concedida pelo Governo de Alagoas: a Medalha Silvio Vianna. A premiação está marcada para o dia 26 de outubro, no Hotel Jatiúca, em Maceió, e reconhece as pessoas que desempenham papel de destaque no exercício de suas funções.
Servidor público há 18 anos pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Genildo Silva foi o nome mais cotado para concorrer à medalha, pelos votos de quase 300 colegas de trabalho vinculados à Seplag.
Natural de Novo Lino, a aproximadamente 100 km da capital alagoana, e o sexto dos dez filhos de Antônio Silva e Honorina Maria, o novo-linense hoje é economista e mestre em Gestão para Resultados no Setor Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Genildo também carrega a certificação internacional em Parcerias Público-Privadas e Concessões, pela renomada APMG Internacional.
Nas quase duas décadas de serviço público, Genildo foi convidado a assumir cargos de peso dentro da Seplag, como o de diretor de Gestão Estratégica, superintendente de Modernização e secretário adjunto de Planejamento e Orçamento. No entanto, foi como superintendente de Planejamento e Políticas Públicas que Genildo Silva considera ter realizado sua maior entrega na carreira, o Plano Plurianual (PPA).
“Já coordenei o PPA do primeiro mandato de Renan Filho, mas na época, eu estava em outra função na Seplag. Ajudei de maneira significativa por causa da minha experiência, mas nada comparado ao PPA 2024-2027, da gestão de Paulo Dantas. Neste, atuei de maneira direta como superintendente da pasta responsável por construir o plano, a de Planejamento e Políticas Públicas”, destaca.
Genildo explica que, pela primeira vez, quase todos os técnicos da Seplag foram envolvidos na execução deste trabalho. A equipe liderada por ele capacitou 120 pessoas e ouviu os alagoanos dos 103 municípios. Tudo pensado para que a população participasse ativamente na construção do planejamento governamental. O economista acredita que no Brasil, poucos estados construíram o PPA como em Alagoas.
“Foi muito desafiador. Encabecei como superintendente a definição das estratégias, o cronograma das atividades e, com a ajuda fundamental da minha equipe, houve mobilização em todo o estado com visitas às prefeituras, cooperativas, conselhos e instituições que representavam interesses coletivos”, detalha.
O PPA é o maior mecanismo de planejamento governamental em um período de quatro anos. E a construção dele, que rendeu um relatório final de quase 200 páginas, foi a maior, mas não a única entrega desafiadora para Genildo na carreira. Ele destaca o período em que ajudou a Seplag a conquistar a certificação da ISO, dada apenas a empresas públicas e privadas aptas a oferecer um produto, serviço ou sistema de qualidade. Para conquistar o selo é necessário passar por um conjunto de normas rígidas.
O Programa Alagoas Tem Pressa, criado em 2010, é outra entrega em que Genildo lembra como desafiadora e de orgulho na vida profissional. O programa promoveu uma gestão de resultados, dentro de um modelo de controle e monitoramento de metas para o período de 2011 a 2022. Uma das metas foi a erradicação da pobreza extrema em Alagoas.
“Receber a medalha é muito significativo. Primeiro porque ela traz o nome de Silvio Vianna, que representa um marco de honestidade, caráter e empenho com o serviço público. É um espelho de como eu devo seguir. Já o sentimento é de satisfação e também de compromisso solene que assumo com a sociedade alagoana, com minha família e meus colegas”, finaliza o medalhista.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
CRIMINALIDADE
SSP procura o suspeito de matar menina de 3 anos
-
Na área da tecnologia
OxeTech oferece 800 vagas para cursos gratuitos em tecnologia em Alagoas
-
Caso Maria Alice
Segurança de Alagoas avança nas investigações sobre morte de criança em Maceió
-
No interior de São Paulo
Passageiro morre ao desembarcar de voo em São José do Rio Preto
-
Torcedor será punido
Ministério Público avalia pedir suspensão de torcidas após vandalismo de torcedor do ASA