Alagoas
IMA/AL realiza ação de conscientização nas piscinas naturais da Pajuçara
O Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) promoveu hoje, quinta-feira (28), mais uma etapa do projeto "Nossa Praia Verão 2023/2024". Dessa vez, o foco foi nas piscinas naturais da Pajuçara, onde a equipe orientou banhistas e jangadeiros sobre práticas conscientes para a preservação dos ecossistemas recifais. O monitoramento e fiscalização foram intensificados, especialmente na Piscina do Amor, onde a presença de banhistas não é permitida.
A Piscina do Amor, conhecida por sua deslumbrante beleza natural, atrai tanto o público local quanto os turistas. Apesar de ser uma área protegida pela resolução n° 97/2015 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), o IMA mantém uma fiscalização rigorosa devido a casos frequentes de descumprimento das normas.
Mirella Cavalcante, assessora ambiental do IMA, alertou sobre a prática desaconselhada de alimentar animais marinhos. "Infelizmente, o pão está sendo muito utilizado, ração de peixe, e a gente também viu pessoas com frutas, manga, por exemplo, achando que pode. Então, estamos orientando que nenhum tipo de alimento que a gente traga para as piscinas é natural e indicado para a fauna local. Então, não dêem nenhum tipo de alimento", destacou.
O consultor ambiental Meraldo Rocha ressaltou as responsabilidades do IMA nesse contexto. "Tem outros órgãos fiscalizadores, como a Marinha, o ICMBio, Ibama, porque aqui é uma área federal. Então, o IMA fica na parte de educação ambiental. A gente está muito no controle das embarcações não motorizadas, a questão de não dar alimentação aos peixes, e tomando todas as precauções para evitar ancoragem ou fundeio das embarcações nas áreas dos recifes de corais", explicou.
A abertura do projeto "Nossa Praia Verão 2023/2023" ocorreu em 17 de dezembro na Rua Fechada, em Ponta Verde, pela Gerência de Educação Ambiental (GEDAM). Durante o verão, as praias recebem um maior número de banhistas, e o Instituto implementa ações semanais para conscientizar as pessoas e destacar a responsabilidade individual na minimização dos impactos ao meio ambiente.
O evento de abertura contou com a distribuição de mudas nativas, proporcionando aos participantes a oportunidade de contribuir para o reflorestamento da região. Além disso, houve atividades como pinturas faciais, jogos ambientais e esquetes teatrais, visando tornar a experiência mais agradável e educativa para todas as idades.
Desde 2015, o projeto "Nossa Praia" busca sensibilizar banhistas e comerciantes para a preservação das praias em Alagoas. O IMA realiza eventos que incorporam materiais socioeducativos, como cartilhas e jogos, distribui sacolas biodegradáveis e realiza mutirões de limpeza em diversas regiões costeiras.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Investigação
Discussão em confraternização termina em execução a tiros no interior de Alagoas
-
Economia
UE vê apoio suficiente para acordo com Mercosul, mas assinatura fica para janeiro
-
ON e OFF: o desafio é entrar no campo do outro!
-
Réu por estupro
Justiça manda prender novamente Kel Ferreti e revoga medidas cautelares
-
Decisão
Mesa da Câmara declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem



