Alagoas
Alerta do HGE para cuidado com a automedicação durante as festas
Hospital Geral do Estado destaca riscos à saúde e possíveis danos causados pela automedicação, com casos preocupantes relatados.
O Hospital Geral do Estado (HGE) em Alagoas emite um alerta à população sobre os perigos da automedicação durante as festas que antecedem o Carnaval. Com uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia indicando que 77% dos brasileiros têm o hábito de se automedicar, profissionais de saúde enfatizam os riscos à saúde que essa prática pode acarretar.
A farmacêutica Elisângela Guedes do HGE destaca que a automedicação pode camuflar doenças graves e até levar a reações fatais. "O uso de medicamentos sem prescrição médica pode anular ou potencializar o efeito de outra medicação em uso; também é possível que o antibiótico, por exemplo, cause resistência ao agente infeccioso, o que compromete a eficácia do tratamento; e também tem o perigo de intoxicações e de reações alérgicas, sem contar a possibilidade de surgir uma dependência química à droga".
O farmacêutico Rodrigo Teodoro compartilha um caso preocupante de hepatite medicamentosa em um bebê causada pelo uso inadequado do medicamento paracetamol administrado pela mãe. Ele ressalta que o hospital já atendeu diversos casos em que a automedicação agravou o quadro clínico dos pacientes.
Diante disso, os profissionais de saúde recomendam a busca por atendimento médico antes de se automedicar. O diretor do HGE, Fernando Melro, enfatiza que durante o período festivo, o hospital continua operando normalmente e está preparado para agir em situações de emergência, mas destaca a importância de evitar atitudes arriscadas, como a automedicação.
O Governo de Alagoas oferece uma rede de hospitais, unidades mistas, ambulatórios, clínicas da família e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em diversas regiões do estado, todos operando 24 horas para atender às necessidades da população.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Investigação
Discussão em confraternização termina em execução a tiros no interior de Alagoas
-
Economia
UE vê apoio suficiente para acordo com Mercosul, mas assinatura fica para janeiro
-
ON e OFF: o desafio é entrar no campo do outro!
-
Réu por estupro
Justiça manda prender novamente Kel Ferreti e revoga medidas cautelares
-
Decisão
Mesa da Câmara declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem



