Alagoas

Dia da Mamografia

A importância do exame na prevenção do câncer de mama

Especialistas destacam a relevância da mamografia no diagnóstico precoce e alertam sobre a necessidade de realizá-la regularmente.

05/02/2024 17h05
A importância do exame na prevenção do câncer de mama
Foto: Marco Antonio / Ascom Sesau

Nesta segunda-feira (5), foi celebrado o Dia da Mamografia, uma iniciativa que visa conscientizar as mulheres sobre a importância do exame na detecção precoce do câncer de mama. A mastologista do Hospital da Mulher (HM), Francisca Beltrão, enfatizou a relevância da mamografia como uma ferramenta eficaz no diagnóstico preciso da doença.

O exame de mamografia é crucial para avaliar os tecidos internos da mama, possibilitando a detecção precoce de nódulos e tumores. "A mamografia é o único exame capaz de detectar lesões. Pode identificar alterações antes mesmo da consulta médica ou do autoexame. Realizar o exame é crucial, pois se o câncer for diagnosticado no início, as chances de cura aumentam significativamente", explicou a Dra. Francisca Beltrão.

A mastologista ressaltou que a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) preconiza a realização da mamografia a partir dos 40 anos, uma vez por ano, para a população em geral. No Hospital da Mulher, o exame é oferecido a qualquer paciente com solicitação do SUS, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, mediante prescrição médica.

Francisca Beltrão alertou especialmente as pessoas com histórico familiar de câncer de mama, destacando a importância de procurar orientação médica para determinar a frequência do exame. "Mulheres com histórico de câncer de mama na família devem passar por consulta com a mastologista para definir a idade de início da mamografia", finalizou a especialista.

Atendimento e Prevenção


Cícera Silva, de 57 anos, moradora do bairro João Sampaio, realizou sua primeira mamografia nesta segunda-feira. Encaminhada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) para o Hospital da Mulher, ela compartilhou sua experiência: "Estava com medo, já ouvi dizer que doía, mas foi bem tranquilo e tenho fé que não dará nada".

Para agendar a mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os usuários devem utilizar o Sistema de Regulação do Estado (Sisreg), com encaminhamento da UBS. Durante a consulta, é necessário apresentar o formulário gerado pelo SisReg, além da Carteira de Identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Na Rede Estadual, os exames de mamografia podem ser realizados em hospitais como o Regional da Mata (HRM) em União dos Palmares, o Hospital da Mulher (HM) em Maceió, e no Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim). O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a importância da realização periódica da mamografia, mesmo na ausência de sintomas, para aumentar a sobrevida em caso de descoberta de câncer.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu