Alagoas
Profissionais da saúde se capacitam para agir em casos de adoção voluntária
Evento reúne mais de 120 servidores da Atenção Primária para discutir direitos da mulher e preparar acolhimento em casos de adoção voluntária de recém-nascidos.
Na última quarta-feira (28), mais de 120 profissionais da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió participaram de uma capacitação no auditório da Polícia Federal, em Jaraguá. O evento teve como foco a entrega voluntária para adoção, visando preparar os servidores da saúde para possíveis casos em que mães optam por entregar recém-nascidos para adoção após o acompanhamento de pré-natal.
O idealizador do projeto, o juiz Ygor Figueiredo, atuou como palestrante no evento, que contou com o apoio da Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, do Poder Judiciário e da Secretaria da Primeira Infância de Alagoas.
O juiz Ygor Figueiredo explicou que o projeto tem como objetivo conscientizar os profissionais da rede de proteção das crianças sobre o direito da mulher de entregar o bebê recém-nascido à adoção, assegurando sigilo e respeito. O evento buscou, portanto, esclarecer dúvidas relacionadas à legislação e promover a troca de experiências entre os profissionais de saúde.
Marglene Oliveira, coordenadora Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, destacou a relevância da SMS no evento, enfatizando que a entrega legal, como é nomeada pelo idealizador do projeto, é uma maneira de garantir a vida e a segurança da criança, além de proteger o direito da mulher. Ela ressaltou que essa iniciativa pode contribuir para reduzir o abandono ilegal, casos de aborto e as filas em abrigos, representando a segurança tanto da mãe quanto da criança.
A participação dos profissionais da Atenção Básica nesse evento de capacitação visa fornecer esclarecimentos sobre o tema da adoção legal ou voluntária. Dessa forma, eles estarão preparados para oferecer o acolhimento necessário e orientação adequada quando houver demandas desse tipo em seus locais de trabalho.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Exumações e sepultamentos
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
-
PMs de Alagoas e Goiás
Integração entre polícias leva à prisão de suspeito de homicídio ligado a facção criminosa
-
Veja data da matrícula
Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes
-
Condenado por estupro
MP aponta série de descumprimentos e justifica pedido de prisão de condenado por estupro
-
Para garantir funcionamento
MP cobra melhorias em casa de acolhimento e prefeitos do Alto Sertão assinam novo acordo



