Alagoas

Saúde

Penedo lança campanha de vacinação contra influenza

Imunização abrange grupos prioritários e segue calendário do Ministério da Saúde.

Por Redação 20/03/2024 13h01
Penedo lança campanha de vacinação contra influenza
Foto: Gabriela Flores

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), está preparada para iniciar a Campanha de Vacinação Contra a Influenza, marcada para acontecer entre os dias 25 de março e 31 de maio. A ação, alinhada com o calendário do Ministério da Saúde, visa imunizar a população contra os vírus comumente circulantes nos meses subsequentes.

Seguindo o padrão trivalente, a vacina oferecida durante a campanha protege contra três variantes do vírus da influenza, prevenindo complicações decorrentes da doença. A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que a vacinação contra a influenza pode ser administrada simultaneamente a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Conforme a Instrução Normativa nº 261 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas trivalentes utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2024 devem abranger três cepas virais: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria.

Os grupos prioritários para a vacinação contra a influenza incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, entre outros.

A SEMS expressa a expectativa de que a vacinação contribua significativamente para a redução das infecções causadas pelo vírus da influenza. Com uma meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo, os interessados devem apresentar RG ou CPF, além do cartão de vacina e a comprovação da condição de saúde ou vínculo trabalhista, conforme a categoria profissional.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu