Geral
Força Nacional reforça segurança em Terras Indígenas em meio a conflitos
Militares atuarão em apoio à Funai em Terras Indígenas Tekoha Guasu Guavira no Paraná e Cana Brava Guajajara no Maranhão.
A Força Nacional de Segurança Pública recebeu autorização para apoiar a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em ações nas Terras Indígenas Tekoha Guasu Guavira, no Paraná, e Cana Brava Guajajara, no Maranhão. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, visa conter conflitos territoriais que têm se intensificado.
A TI Tekoha Guasu Guavira, habitada pelo povo Avá-Guarani, enfrenta disputas de terras desde 2020, quando o relatório de identificação e delimitação foi anulado pela gestão anterior da Funai. Após revisão em 2023, o processo de demarcação foi retomado, mas a pressão persiste, culminando em um ataque a tiros em janeiro. A atuação da Força Nacional será coordenada com órgãos de segurança pública do Paraná.
No Maranhão, a TI Cana Brava Guajajara também enfrenta conflitos territoriais graves, exigindo o apoio contínuo da Força Nacional desde agosto de 2023. Os militares atuam para garantir a segurança de agentes que trabalham na área, em colaboração com o Ministério Minas e Energia. A decisão de prorrogação foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
*Agência Brasil
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Investigação
Discussão em confraternização termina em execução a tiros no interior de Alagoas
-
Economia
UE vê apoio suficiente para acordo com Mercosul, mas assinatura fica para janeiro
-
ON e OFF: o desafio é entrar no campo do outro!
-
Réu por estupro
Justiça manda prender novamente Kel Ferreti e revoga medidas cautelares
-
Decisão
Mesa da Câmara declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem



