Notícias

Democratização do audiovisual

Associação dos Moradores do Bairro Canafístula, em Arapiraca, ganha sala de cinema

Por Redação 31/03/2025 18h06
Associação dos Moradores do Bairro Canafístula, em Arapiraca, ganha sala de cinema

A cidade de Arapiraca comemorou, na noite deste domingo (30), a inauguração da Sala de Cinema Mestre Duda, localizada na Associação dos Moradores do Bairro Canafístula. O evento, que contou com a presença de autoridades, artistas locais e moradores, marcou um avanço significativo na democratização do acesso ao audiovisual e na valorização da cultura popular da região.

O novo espaço cultural tem como objetivo promover sessões de cinema, debates e atividades artísticas, além de estimular a produção audiovisual local. A sala de cinema foi nomeada em homenagem ao Mestre Duda, reconhecido como Mestre Griô pelo Ministério da Cultura, celebrando sua contribuição na preservação das tradições populares e na memória cultural de Arapiraca.

João Pessoa, filho de Mestre Duda, expressou sua gratidão pela homenagem: “Nossa família se sente honrada pela homenagem, ao colocar o nome dele nessa sala de cinema.” Mariângela Lopes Barbosa, fazedora de cultura, também compartilhou sua emoção: “Pra mim, hoje, isso aqui é coroar tudo o que a gente fez, tudo que quem já esteve aqui sonhou. Quantas vezes já juntamos grupos para assistir às nossas próprias histórias na telinha da TV? E todo mundo saía feliz, imagina numa tela dessa.”



O presidente da associação, José Wilson, destacou que a sala de cinema integra um projeto de 20 anos, o Ponto de Cultura para o Desenvolvimento, que acontece no local desde 2005. “É um equipamento brilhante e grandioso para fortalecer a questão do segmento audiovisual. Apesar de sermos da cultura popular, tudo está atrelado. Os grupos poderão ver, numa sala de cinema no bairro, as suas apresentações serem criadas, e os documentários sendo fortalecidos através dos editais do Estado”, afirmou.

A iniciativa foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, com execução pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância da inauguração: "A Sala de Cinema Mestre Duda representa um passo significativo para levarmos o audiovisual mais perto das pessoas. O espaço é fruto de um trabalho comprometido do Governo de Alagoas, do governador Paulo Dantas, garantindo que a cultura seja acessível, transformadora e presente na vida dos cidadãos.”

O secretário de Políticas Culturais e Economia Criativa, Milton Muniz, também destacou o impacto da nova sala para a comunidade. “Esta sala será um local de encontro, troca de conhecimentos e fortalecimento da identidade cultural da região, proporcionando novas oportunidades para que a população tenha acesso à arte e à cultura”, afirmou.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu